Jaguar XE SV Project 8 – Felino no ataque à concorrência

Published On 29 de Junho de 2017 | Novidades

44d6ca209973774fccd60ef615ee197c 2 XL 630x420 Jaguar XE SV Project 8 – Felino no ataque à concorrência

A marca inglesa deu a conhecer a sua mais recente criação, com um nome proporcional à sua potência. Especialistas da divisão SVO da Jaguar deitaram mãos à obra para criar esta berlina com características muito especiais.

Tendo por base o modelo XE, este será o modelo de estrada mais potente de sempre a ser produzido pela Jaguar. Modelo este que terá uma produção limitada a 300 unidades.

44d6ca209973774fccd60ef615ee197c 4 XL 630x420 Jaguar XE SV Project 8 – Felino no ataque à concorrência

Com o objetivo claro de ombrear com automóveis como os BMW M3, C63 AMG e Audi RS5, este modelo possuiu um motor 5.0 V8 que com a “ajuda” de um compressor volumétrico debita 600 cavalos de potência. Um valor de respeito que supera claramente os seus adversários mais diretos.

A potência é transmitida ao solo no eixo traseiro através de uma caixa automática (Quickshift ZF) de 8 velocidades.

As performances anunciadas revelam que o exercício de 0 a 100 km/h é efetuado em 3,3 segundos e a velocidade máxima é de 321 km/h.

A nível de chassis este XE SV possuiu uma suspensão especifica com amortecimento ajustável com molas 15 mm mais baixas em relação às restantes variantes.

Os travões são de série em carbocerâmica, e onde também existe um autoblocante ativo com respetivo radiador de óleo para o seu arrefecimento.

A carroçaria contém 75% de painéis novos com elementos aerodinâmicos específicos, como o spoiler frontal, fundo plano, difusor traseiros, para-choques em fibra de carbono e asa traseira totalmente ajustável.

O interior contém vários elementos em fibra de carbono, bancos desportivos (em opção backets), volante revestido em alcântara, um roll-cage e cintos de 4 apoios (opção).

Disponível para encomenda a partir de Setembro deste ano, está previsto que as primeiras unidades sejam entregues a partir de Maio do próximo ano.

Será apresentado oficialmente ao público no próximo dia 30 de Junho no Festival de Velocidade de Goodwood.

Sérgio Gonçalves

A paixão pelos automóveis começou cedo e desde então tem andado de mãos dadas com o jornalismo nas suas mais variadas vertentes.

Produtor de conteúdos, com experiência em rádio, jornalismo online, jornalismo de imprensa e foto-jornalismo.
Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.