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Jaguar XFR-S Sportbrake

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A Jaguar vai apresentar a primeira carrinha de caraterísticas desportivas, destinada a um mercado onde vai medir forças com a Audi RS6 Avant e a Mercedes E63 AMG Station. A nova carrinha da Jaguar, a XFR-S Sportbrake, está equipada com um motor V8 5.0 sobrealimentado com 550cv de potência máxima e 680Nm de binário máximo.

O motor V8 combina com uma transmissão de oito velocidades com tecnologia ‘Quickshift’ da Jaguar, permitindo que a XFR-S Sportbrake acelere dos 0 aos 100km/h em apenas 4,8 segundos, podendo atingir uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 300 km/h.

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Comparando com os potenciais rivais, a XFR-S Sportbrake tem menos 10cv que a Audi RS6 Avant e menos 35cv que a Mercedes E63 AMG Station. Já no capítulo das acelerações a Audi RS6 Avant consegue retiar quase 1s, pois consegue acelerar até aos 100km/h em apenas 3,9s.

Para acompanhar de forma segura o aumento da performance, o chassis foi revisto tendo uma afinação específica. A suspensão traseira foi trabalhada de forma a conseguir suportar a massa adicional, graças à atualização das molas e do amortecimento adaptativo. Em paralelo com o diferencial activo eletrónico da Jaguar, a configuração ‘Trac DSC’ do Controlo Dinâmico de Estabilidade oferece ao condutor uma condução mais desportiva sem nunca colocar de parte a segurança.

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Também o sistema de travagem foi revisto, sendo que os discos frontais tem 380mm de diâmetro e os traseiros 376mm, ventilados e com canais de ar especiais para benefiar um arrefecimento rápido dos mesmos.

As jantes forjadas de 20 polegadas Varuna são as mesmas da berlina XFR-S. A grande diferença encontra-se no spoiler no tejadilho, que reduz a sustentação face à Sportbrake normal.

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No interior o caráter desportivo do XFR-S Sportbrake é reforçado com o acabamento em couro Warm Charcoal nos assentos e nas portas e com o uso de pele com efeito de carbono. Exclusivo para os R-S, este acabamento é utilizado nos encostos dos assentos e nos apoios de braço e reflete a utilização de fibra de carbono exótica nos elementos aerodinâmicos do carro. Os próprios bancos são estampados com o logo R-S e pode ter um acabamento numa cor de contraste de micro-tubulação e costura em vermelho, azul ou marfim. O mesmo tipo de acabamentos é utilizado na parte superior do painel de instrumentos.

As seguintes fotografias dinâmicas e estáticas permitem contemplar a estética desta nova carrinha desportiva.

Rui Augusto
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