Jann Mardenborough estreia-se nas 24 Horas de Le Mans

Published On 20 de Junho de 2013 | Desporto

Jann-Mardenborough

Nos últimos anos, a GT Academy tornou-se um capítulo importante na história da Nissan em Le Mans. Em 2011, Lucas Ordoñez, o vencedor da primeira edição da GT Academy (2008), tornou-se o primeiro jogador a competir nas 24 Horas de Le Mans e colocou, desde logo, a fasquia a um nível muito elevado, ao conquistar um lugar no pódio.

Nesse ano, a Nissan convidou os 12 finalistas da edição de 2011 da GT Academy para assistir à prova, com o objectivo de mostrar até onde a vitória na competição os podia levar. Um desses finalistas era Jann Mardenborough, que viria a ganhar a GT Academy apenas alguns dias depois. E, decorridos dois anos, o estudante britânico está de regresso a Le Mans, mas, desta feita, para competir.

Jann concluiu o seu primeiro ano de competição no Campeonato GT britânico, ao volante de um Nissan GT-R Nismo GT3. O título escapou-lhe por pouco, mas Jann conseguiu captar a atenção do mundo dos desportos motorizados. No final da época de estreia foi distinguido com a categoria de Estrela em Ascensão pelo British Racing Driver’s Club, convidado a juntar-se à MSA Academy e nomeado para inúmeros louvores, incluindo um prémio Autosport.

No início de 2013 foi decidido que Jann iria competir na edição deste ano de Le Mans. Uma vez que tinha competido somente em automóveis GT, havia necessidade de ganhar experiência em automóveis com elevada carga aerodinâmica, de modo a preparar-se para o protótipo LMP2 que iria conduzir em Le Mans. Com o objectivo de tornar mais rápida a sua aprendizagem, Jann foi inscrito no ultra-competitivo Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA e em jornadas seleccionadas do Campeonato Britânico de Fórmula 3.

E semanas depois de ter conquistado o primeiro pódio na Fórmula 3, Jann esteve em Le Mans para o dia de treinos que antecedeu o programa oficial da corrida da sua vida.

Jann partilhou o Zytek-Nissan da Greaves Motorsport com o embaixador da Nismo e piloto de Super GT, Michael Krumm, e com Lucas Ordoñez, o vencedor da edição de estreia do GT Academy. Sendo o único novato da equipa em Le Mans, uma das suas primeiras tarefas consistiu em completar as 10 voltas obrigatórias ao circuito de 13,629 km, para se qualificar para a prova.

“Tudo se tornou muito real quando apertei o cinto de segurança para percorrer as minhas voltas como estreante,” afirmou Jann. “A primeira vez que percorri a Recta Mulsanne foi espectacular, porque senti uma verdadeira sensação de velocidade através das marcações na estrada. Contudo, a minha parte preferida foi Indianapolis, porque entramos na curva com muita velocidade e logo a seguir há um ligeiro desvio que exige toda a atenção.”

“Nos últimos dois anos a minha vida mudou incrivelmente,” acrescentou. “Estar em Le Mans a correr contra pilotos que costumo ver na TV é uma sensação fantástica. Agora mal posso esperar pela corrida para poder voltar à pista. A Recta Mulsanne, as Curvas Porsche… É sensacional, tal como me tinham dito.”

Lucas Ordoñez sabe tudo sobre como conduzir um protótipo LMP2 em Le Mans, tendo obtido um pódio na sua estreia em 2011 e competido com Martin e Alex Brundle em 2012. A carreira de Michael Krumm levou-o a competir em quase todo o tipo de automóveis, mas no passado fim-de-semana foi a primeira vez que conduziu um LMP2.

“As condições de condução revelaram-se algo difíceis, porque a pista estava meio molhada e meio seca,” afirmou Michael. “É entusiasmante conduzir novamente um automóvel aberto e eu gostei muito da entrega de binário e da potência do motor Nissan. Agora percebo por que motivo quase todos escolheram este motor. Um treino que permitiu aprender tudo sobre o automóvel; encontrar o limite sem o ultrapassar. Fizemos uma boa preparação para Le Mans.”

Concluído o dia de testes, os 15 automóveis LMP2 com motores Nissan estão preparados para os desafios que os aguardam em Le Mans, já a partir do próximo dia 22 de Junho.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.