Este automóvel é facilmente reconhecido na gama que a KIA disponibiliza no nosso país, uma vez que tem apenas uma unidade motriz disponível e um nível de equipamento, este último com uma grande lista de itens.
O design exterior recebeu os traços gerais dos restantes modelos das mais variadas gamas, o mesmo ADN para uma receita que se tem revelado acertada dado o sucesso comercial que a marca coreana alcançou nos últimos anos.
Moderno e com um desenho “europeu”, este modelo destaca-se neste capítulo pela enorme superfície vidrada, pela grelha frontal semelhante a outros modelos, pelas bonitas jantes de 18 polegadas e pelas inserções cromadas que lhe dão um ar de algum prestígio.
No interior podemos constatar a boa qualidade de construção, algo que a marca coreana tem melhorado cada vez mais nos últimos anos. Os materiais são agradáveis
ao toque, ainda que existam alguns plásticos mais duros, contudo sem desapontar nesta área. Aliás quando lhe dissermos o PVP deste modelo não ficará desapontado com a qualidade do mesmo.
Os grandes pontos de destaques no interior do Carens são mesmo a versatilidade e o espaço a bordo para condutor, passageiros e respectivas bagagens.
Com 7 lugares disponíveis, a última fila é mais adequada a crianças pois o espaço disponível não é abundante caso queira sentar adultos nestes lugares.
Os bancos traseiros (2ª fila) que se movimentam de forma individual, avançam, recuam e permitem regulação da inclinação das costas, o que permite maximizar o espaço tanto para os passageiros dessa fila como para as bagagens ou passageiros da 3ª fila.
Os bancos podem ser rebatidos com enorme facilidade com apenas um único gesto, o que facilita imenso esta operação.
A configuração de 5 lugares permite uma capacidade de carga da mala de 492 litros e que pode ser expandida até aos 1650 litros com o rebatimento das duas filas de bancos.
Nesta área é difícil fazer muito melhor, quem viajar dentro deste automóvel nunca sentirá falta de espaço, nem de luz, pois a sensação é de viajar num monovolume de maiores dimensões.
Sentados ao volante é possível encontrar uma boa posição de condução pelas múltiplas regulações existentes do banco e do volante.
Os comandos são todos leves, e a ergonomia a bordo é elevada. O sistema de navegação é intuitivo, rápido e fácil de utilizar.
Na estrada facilmente se percebe que os engenheiros da KIA dotaram este modelo com características “familiares”, com um amortecimento brando pensado para o conforto a bordo (mesmo com jantes de 18 polegadas), muita segurança ativa, com controlo de tração e estabilidade e acima de tudo muito fácil de conduzir com uma direção leve mas precisa.
Não foi desenvolvido para entusiasmar na condução, mas neste segmento são raras as exceções que se preocupam com um comportamento mais desportivo. Afinal de contas não é este o objetivo fundamental neste segmento.
No compartimento do motor encontramos uma unidade turbodiesel (CRDi) com 1.7 litros que debita 136 cavalos de potência e 330 Nm de binário máximo. Em opção se o cliente optar pela caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades, a potência sobe ligeiramente para os 141 cavalos e 340 Nm.
Acoplado de série a uma caixa de 6 velocidades, este modelo alcança os 100 km/h em 10,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 191 km/h. Os consumos anunciados: cidade – 5,9 L, estrada – 4,6L e consumo combinado de 5,0 L. As emissões de Co2 ficam-se pelos 132 g/km.
A condução é agradável, há sempre potência disponível ainda que o motor só comece a dar “sinais de vida” por volta das 1800 rpm. Uma vez em andamento é fácil manter ritmos elevados sem grande prejuízo no capítulo dos consumos, uma vez que o bom escalonamento da caixa de velocidades permite conduzir para esse efeito.
Um dos destaques vai para o baixo ruído desta unidade diesel, que pouco se houve no habitáculo, também em parte devido a excelente insonorização do modelo.
Mais uma qualidade que aumenta a qualidade de vida a bordo nas viagens.
A lista de equipamento é extensa, onde estão incluídos alguns principais itens com uma câmara de auxílio ao estacionamento que ajuda imenso nas manobras traseiras, cruise control com limitador de velocidade, comandos áudio no volante e um painel de instrumentos com display em LCD.
Existe ainda o travão de estacionamento elétrico, um sistema áudio comandado por um ecrã táctil de 4,3” com bluetooth e 6 altifalantes. Aliás são poucas as opções na lista de extras.
Se pretende um automóvel com muito espaço e versatilidade, com um motor com potência adequada, pouco gastador, muito confortável, bem construído, seguro e fácil de conduzir com uma extensa lista de equipamento e uma garantia de 7 anos a toda à prova, este poderá ser um dos automóveis indicados para si.
Para isso basta dispensar 29.681.88 euros para a versão TX, que atualmente tem uma campanha de desconto de 3.000 euros ficando o total em 26.681.88 euros.
Se quiser a mesma versão mas com pack Premium (teto panorâmico + Bancos em pele com ajuste elétrico e apoio lombar) o PVP é de 30.881.88, mas que juntando a mesma campanha este valor baixa para os 27.881.88 euros.
Uma vez mais, um especial agradecimento aos responsáveis pelo Stand de vendas Julião Luz & Filhos, LDA na Golegã pela disponibilidade da viatura aqui ensaiada.
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