A nova imagem adotada pela marca coreana veio dar um novo fôlego à marca no velho continente. Não é de espantar que seja o modelo mais comercializado da KIA na Europa, já que foi concebido para o gosto particular dos europeus.
Esta nova linha de equipamento, faz destacar ainda mais o visual atrativo do modelo cee´d, dando-lhe um ar mais desportivo e dinâmico.
Olhando para a frente é possível constatar as alterações no desenho da grelha, dos faróis de nevoeiro embutidos num novo para-choques e dos faróis diurnos (LED) em forma de “lego”.
Na traseira é fácil de identificar as alterações, como o para-choques redesenhado, a dupla saída de escape e os farolins em LED.
As saias laterais e outros (pequenos) pormenores estéticos complementam um visual verdadeiramente agradável à vista. Este transpira uma certa “desportividade” sem que realmente o seja na realidade. As jantes de 17 polegadas dão o toque final ao pacote GT Line.
O interior é bastante acolhedor e espaçoso, os materiais são agradáveis e a construção é rigorosa. O design e a lista de equipamento não diferem muito em relação à restante gama, com alguns destaques como novas tonalidades de decoração, em branco, cinza/preto com pespontos cinzentos e logótipos GT. O volante é revestido em couro e existem também detalhes na cor piano Black e pedais em alumínio iguais ao usado na variante desportiva cee´d GT.
A posição de condução é facilmente adequada a qualquer condutor, devido às regulações do banco e da própria coluna de direção.
Os passageiros viagem confortavelmente e com muito espaço, e a capacidade da bagageira permite um volume de 380 litros, valor mais do que suficiente para uma pequena família levar todos os seus pertences. Com os bancos rebatidos, a capacidade de carga sobe para os 1500 litros.
Na estrada e ao volante podemos confirmar algumas das suspeitas iniciais, este modelo é um automóvel com um comportamento dinâmico claramente familiar, com uma suspensão branda e otimizada para o conforto a bordo. Os travões são potentes e doseáveis.
Aliás todos os comandos, direção, caixa de velocidades e pedais dão uma sensação de serenidade na condução que facilmente conseguem cativar aqueles que procuram um automóvel com conforto e que dê uma sensação de rolar em estrada sem esforço.
Contudo, é claramente um automóvel com uma boa afinação de chassis, pois é seguro em curva e a estabilidade é um dado adquirido. Em caso de excessos, estão lá o controlo de tração e estabilidade para colocar tudo nos “carris” de novo.
A motorização sofreu algumas alterações, o que permitiu um pequeno aumento de potência e binário.
O motor de 1,6 litros turbodiesel (CRDI ISG) surge nesta versão com 136 cavalos de potência (antes 128 cv) e um binário máximo de 280 Nm (antes 265 Nm).
As performances não desiludem, o tradicional arranque de 0 a 100 km/h é cumprido em 10,6 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 200 km/h.
A caixa de 6 velocidades tem um escalonamento correto para um bom compromisso entre performances e consumos.
Os valores anunciados neste último capítulo são: 4,4 litros em cidade, 3,7 litros em estrada e 3,9 litros combinado.
Na estrada facilmente percebemos que esta unidade motriz “acorda” por volta das 1900 rpm, o que requer alguma habituação, mas é algo comum a muitos motores a gasóleo de “baixa” cilindrada.
Ultrapassando essa característica, a potência surge com determinação e as ultrapassagens e acelerações são feitas sem dificuldade.
Os consumos reais rondarão os 5 litros, um valor bastante aceitável para o nível de potência e performance que este 1.6 permite. Aqui a KIA também não fica atrás da concorrência mais direta, antes pelo contrário.
Para além do equipamento extra GT Line, a lista de equipamento é igual à da restante gama.
Em jeito de resumo, facilmente percebemos a aposta da marca coreana com esta nova linha de equipamento. Pois querem atrair uma clientela mais jovem que procura um automóvel com linhas desportivas sem sacrificar o espaço a bordo, o conforto, facilidade de condução, baixos consumos e segurança.
Na estrada cumpre com os requisitos, é bastante confortável, muito equipado, e o espaço a bordo é extramente generoso.
Se o objetivo é “fugir” às marcas mais tradicionais este poderá ser uma boa aposta para quem deseja um automóvel com estes argumentos.
Para além do mais, convém relembrar os 7 anos de garantia ou 150.000 kms que a marca oferece aos seus clientes.
O PVP do Kia cee´d 5P 1.6 CRDI GT Line é de 28.781,88€, e com a campanha de desconto actual de 5.000€ fica no valor final de 23.781,88€.
O PVP do Kia cee´d SW 1.6 CRDI GT Line é de 29.781,88€, e com a campanha de desconto actual de 5.000€ fica no valor final de 24.781,88€.
Uma vez mais, um especial agradecimento aos responsáveis pelo Stand de vendas Julião Luz & Filhos, LDA na Golegã pela disponibilidade da viatura aqui ensaiada.
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