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Koenigsegg Agera S 2014

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A extravagância e bom gosto parecem não ter limites, e a marca sueca Koenigsegg veio a público exibir a sua mais recente criação, um cocktail de potência e exclusividade.

Este modelo já existia no catálogo da marca, mas agora recebe novas actualizações e mais potência. O Agera S é muito mais do que um superdesportivo, é uma máquina para emoções fortes. Está inserido na gama entre o Agera (973 cavalos) e o Agera R (1156 cavalos), e é um dos automóveis mais rápidos do mundo.

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As principais actualizações para o novo Agera S passam por um motor (ainda) mais potente, uma suspensão revista e actualizada e também pela construção da carroçaria com materiais mais leves e exóticos, com um extenso uso de fibra de carbono. Para que se tenha uma ideia, as jantes do novo Agera S pesam menos 15 kg que no modelo anterior, porque são totalmente produzidas nesse material.

E se as prioridades da Koenigsegg passam pela potência e pelo peso reduzido dos seus bólides, com o uso de inúmeros materiais exóticos, permite que este automóvel pese apenas 1330 quilogramas.

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Para mover o Agera S, a unidade motriz possui 8 cilindros em V, 5,0 litros de capacidade e dois turbocompressores. A potência máxima declarada é de 1044 cavalos às 7100 rotações por minuto. O binário máximo é de 1100 Nm e está disponível logo às 4400 rotações por minuto.

Valores impressionantes que permitem adivinharem performances incríveis. Assim o Agera S cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, chega aos 200 km/h em 7,9 segundos e aos 300 km/h em cerca de 22 segundos. Para completar as performances de “míssil balístico”, a sua velocidade máxima é de 420 km/h.

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Tudo isto é fruto da enorme potência do motor mas também de uma aerodinâmica estudada ao detalhe. A empresa Sueca dotou este modelo de um aileron traseiro e também de uns deflectores dianteiros que são ambos ajustáveis e que alteram a sua posição conforme as necessidades.

Sérgio Gonçalves

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