Koenigsegg One:1

Published On 1 de Março de 2014 | Novidades

2014-Koenigsegg-Agera-One-1

Estamos perante uma criação marcante da indústria automóvel. Este supercarro sueco, que vai ser apresentado no Salão de Genebra tem 1360cv e uma relação de peso/potência de 1cv/kg. O Koenigsegg One:1, é o superdesportivo que aspira a ser o carro mais rápido do planeta. Mas se estiver interessado, esqueça! Apenas serão produzidas seis unidades e já todas estão vendidas.

O Koenigsegg One:1 tem um motor V8 5.0 biturbo, com bloco fabricado em alumínio. A potência é transferida para as rodas através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e um diferencial eletrónico. A potência do motor é de 1360cv e o binário máximo é de 1371Nm, obtidos às 6000 rpms. Impressionante é que este superdesportivo consegue acelerar de 0 a 400km/h em apenas 20 segundos, conseguindo imobilizar-se depois em apenas mais 10 segundos.

2014-Koenigsegg-Agera-One-1-2

A travagem é também muito potente. Se o carro circular a 100km/h, precisa apenas de 28 metros para travar completamente. Possui travões carbocerâmicos de 397/380 mm com pinças de 6/4 pistões, no eixo dianteiro e traseiro, respetivamente.

É tão forte a curvar que pode conseguir uma aceleração lateral de 2,0G. A Koenigsegg actualizou a suspensão traseira com três amortecedores por eixo, amortecedores ativos e molas em fibra de carbono.

Possui pneus de 265/35 R19 à frente e 345/30 R20 atrás, com jantes feitas em fibra de carbono, com pneus Michelin Cup que permitem uma velocidade de 440 km/h. A distribuição de peso é de 44/56.

A aerodinâmica foi também aperfeiçoada. Foram introduzidos flaps na dianteira (por baixo do spoiler dianteiro), uma imponente asa traseira e saias laterais redesenhadas. A Koenigsegg anuncia 610 kg de apoio a 250 km/h, um valor semelhante ao do McLaren P1.

2014-Koenigsegg-Agera-One-1-Interior

No interior, o sistema de infotainment permite aceder aos dados de telemetria (nomeadamente ao tempo por volta num circuito, dados de aceleração e travagem).

[quote cite=”Christian von Koenigsegg”]Ninguém precisa de um carro destes. Só precisam de querer ter um[/quote]

Outra particularidade é que o carro não usa gasolina convencional, apenas utiliza biocombustível E85 (85% etanol) ou gasolina de competição.

O Koenigsegg One:1 é um forte candidato ao carro de produção mais rápido do mundo. A confirmar-se, a velocidade máxima supera os 415 km/h oficiais do Veyron SuperSport – e mesmo os 434 km/h em testes -, e os 435,31 km/h alcançados recentemente pelo Hennessey Venon GT.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.