Menu Fechar

LAMBORGHINI ARENA: PRIMEIRA EDIÇÃO DE UM EVENTO HISTÓRICO PARA CELEBRAR O UNIVERSO DA AUTOMOBILI LAMBORGHINI

Os dias 6 e 7 de abril passarão a fazer parte, para sempre, da história da Automobili Lamborghini. Foi durante estes dois dias que teve lugar, no Circuito de Imola, a primeira edição da Lamborghini Arena, um evento organizado para celebrar o construtor superdesportivos de Sant’Agata Bolognese. O evento reuniu o mundo da Automobili Lamborghini num único lugar, ao mesmo tempo honrando a paixão e os êxitos da marca, e celebrando o passado e o presente, sempre com um olho no futuro. Durante os dois dias que durou o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com as inovações do construtor de automóveis, e de desafiar-se a si próprios, conduzindo, tanto no mundo real, como virtualmente, os inúmeros modelos que aceleraram no traçado do circuito de Santerno durante o evento, assim como a possibilidade de conhecer alguns dos parceiros da Lamborghini nos stands situados no paddock do circuito.

Mais de 6000 participantes e 380 automóveis: são apenas alguns dos números do evento, aberto a clientes, fãs, seguidores de la marca e empregados, que puderam viver a experiência Lamborghini em primeira mão.

Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, declarou: “A Lamborghini Arena é uma celebração do amor e da paixão que as pessoas têm pela nossa marca. Estamos, realmente, orgulhosos por ter organizado um evento tão único, que tem lugar num momento muito especial para a nossa empresa, no seguimento das comemorações do 60º aniversário no ano passado, e num amo de 2024 que coincide com a hibridização da gama. Queremos partilhar com os nossos aficionados estes momentos tão importantes para nós, e o objetivo é reunir toda a comunidade Lamborghini no mesmo local, num evento que seja verdadeiramente aberto a todos, de clientes e aficionados a empregados. Estos dois dias foram inteiramente dedicado ao estilo Lamborghini, algo de que estamos muito orgulhosos”.

Lifestyle Village: todo o universo Lamborghini num mesmo local

A Lamborghini Arena foi um evento repleto de iniciativas, que envolveram a empresa em todos os seus âmbitos, sublinhando o seu compromisso com a inovação e a excelência. Em linha com esta tradição, a casa de Sant’Agata Bolognese tem estado sempre associada ao design de vanguarda, pelo que o festival tinha de contar com uma área dedicada ao Lamborghini Centro Stile. Aqui, os visitantes tiveram a oportunidade de admirar os esquissos originais que deram origem aos modelos mais recentes, e de apreciar os designers a trabalhar na criação das linhas emblemáticas e dos ângulos característicos da Lamborghini, partindo de uma simples folha em branco. A propósito de design, o Museo Automobili Lamborghini reuniu, na área de hospitality, uma seleção de obras de arte, encomendadas em 2023, a artistas de todo o mundo, que incorporam o espírito e a adrenalina de la marca, e celebram o 60º aniversário da empresa.

A Lamborghini Accesori Originali contou com um stand no evento, e, juntamente com a Akrapovič, deleitou os visitantes com uma demostração da instalação de escapes para automóveis, com a possibilidade de ouvir a sua inconfundível sonoridade. O departamento de I+D da Automobili Lamborghini também ofereceu uma experiência exclusiva através as suas Garage Tours, durante as quais os técnicos, juntamente com os entusiastas, puderam aprofundar os novos pormenores técnicos dos automóveis, assim como explorar novas e importantes pontos de vista relativos ao programa Super Trofeo. Naturalmente, os automóveis foram as estrelas incontornáveis do evento, com um desfile de 352 Lamborghini no Circuito de Imola no domingo, formando um dos desfiles mais extensos e impressionantes da história da empresa.

Junto com a Automobili Lamborghini, os muitos parceiros do fabricante de automóveis de Sant’Agata Bolognese ofereceram inúmeras atividades concebidas para todas as idades e necessidades. Uma zona infantil ofereceu às crianças experiências interativas desenvolvidas em colaboração com a LEGO Italia, e a oportunidade de “entrarem em pista” no circuito infantil da Lamborghini e da Ducati. As atividades para adultos incluíram experiências de condução das Ducati Desert X e Multistrada nas ruas da cidade de Imola. Entre as diversas atividades oferecidas pelos parceiros Lamborghini, a Tod’s apresentou uma área em que era possível personalizar o emblemático mocassin Gommino, desenvolvido com a Automobili Lamborghini, e oficialmente a apresentado em Janeiro, graças à mestria de um artesão da marca de Marche. A Pirelli marcou presença no evento com um stand em que apresentou uma seleção dos seus produtos homologados para o Lamborghini Urus, onde um especialista esteve presente para proporcionar informação e orientação sobre os pneus. A O2H trouxe ao circuito duas câmaras criogénicas para teste, que implicavam a imersão total do corpo a temperaturas de até -140 °C / -220 °F. A zona de hospitality foi enriquecida con uma fragância ambientadora dedicada à Automobili Lamborghini, criada pela Culti Milano. O café Lavazza oferecia momentos de descontração e refrescamento de qualidade, ao passo que a MR Collection expunha modelos à escala 1:8 dos automóveis mais emblemáticosA Gillette Labs também esteve presente com um stand, onde exibiu os seus produtos com ofertas para os convidados, acompanhadas de um desafio interativo de acordo com o tema do dia: estacionar um camião radiocomandado entre dois modelos à escala de automóveis da Lamborghini. Foram entregues prémios aos participantes bem-sucedidos na manobra.

Revuelto Ad Personam para a Lamborghini Arena: a derradeira expressão do programa de personalização

Após o primeiro dia em pista, no sábado, 6 de abril, realizou-se, no centro de exposições Bologna Fiere, a Party Night: uma noite de diversão ao mais puro estilo Lamborghini, com música da banda eletrónica Planet Funk. Como parte do serão, foi apresentado um automóvel simbólico, que, além de celebrar o evento, voltou a centrar as atenções no programa de personalização da Automobili Lamborghini: o Revuelto Ad Personam para Lamborghini Arena. Este modelo único destaca-se pela sua decoração e pelo seu equipamento especial, criados através do exclusivo departamento Lamborghini Ad Personam, que, recentemente, inaugurou o seu novo estudio na sede de Sant’Agata Bolognese. O exterior deste automóvel especial apresenta cores contrastantes com novos elementos em fibra de carbono, que criam um impactante efeito visual. A carroçaria está pintada em Grigio Hati (cinzento), com pormenores em Verde Scandal (verde) que acentuam a baixa linha, o tejadilho, as caixas dos retrovisores e as molduras do difusor traseiro do veículo, todo combinado com o Verde Chiaro (verde-claro) das pinças de travão. Na traseira, as cores verde, branca e vermelha da bandeira italiana embelezam a parte inferior do defletor traseiro ajustável. O capot é atravessado por duas faixas ao estilo racing em Nero Noctis (preto), que ressaltam o caráter de prestacional do superdesportivo híbrido plug-in V12. O Estudio Ad Personam teve o seu próprio stand no evento Lamborghini Arena, onde exibiu as suas inovações. Gracias à tecnologia de realidade virtual e a uns auscultadores, os clientes desfrutaram de uma experiência imersiva, como se estivessem no Estudio Ad Personam em Sant’Agata Bolognese.

Super Trofeo no Circuito de Imola com a Squadra Corse

A Lamborghini Arena também acolheu os testes oficiais da 16ª edicção do Lamborghini Super Trofeo Europa. Mais de 30 Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2, oriundos de todos os cantos do continente, atacaram a pista del Santerno. Pilotos e equipas tiveram a oportunidade de realizar testes na mesma pista que receberá a primeira ronda da temporada, nos dias 20 e 21 de abril, ao mesmo tempo do prestigiado fim de semana de corridas do FIA WEC. Desde la temporada inaugural de 2009, o Lamborghini Super Trofeo tornou-se num dos mais populares e competitivos campeonatos monomarca internacionais, inteiramente gerido e organizado pela Lamborghini Squadra Corse. Derivado do automóvel de estrada com o mesmo nome, o Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 está equipado com um motor V10 atmosférico de 5,2 litros, que oferece uma potência de 620 cv. Os hypercars Essenza SCV12 também pisaram o asfalto do circuito de Imola. O mais exclusivo clube de proprietários de Lamborghini foi o protagonista de quatro rondas dedicadas em pista durante os dois dias do evento, criando uma ocasião muito especial para todos os adeptos da marca poderem ver e ouvir alguns dos 40 automóveis equipados com um motor V12 de 830 cv criado pela Lamborghini Squadra Corse. 

Mais do que apenas motores: Padel na Lamborghini Arena, graças à parceria com a Babolat

Uma das mais recentes novidades apresentadas em Imola foi o anúncio da recente parceria estabelecida entre o fabricante de automóveis de Sant’Agata Bolognese e a Babolat, o fornecedor francês de material desportivo para ténis, padel, badminton e squash. O protótipo da primeira raquete BL001, que será fabricada numa série muito limitada de 50 unidades, foi apresentado no sábado por Stephan Winkelmann, Presidente e CEO de Automobili Lamborghini, e por Éric Babolat, CEO de Babolat. Os espectadores tiveram a oportunidade exclusiva de assistir, no court de padel instalado para a ocasião, a uma partida de exibição entre jogadores profissionais, entre eles Juan Lebrón Chincoa e Miguel Semmler. O conceito técnico e o design da BL001 são o resultado de quase seis meses de estreita colaboração entre as equipas de I+D da Babolat e da Automobili Lamborghini. A BL001 é produzida mediante um processo ultra preciso e totalmente artesanal, com testes levados a cabo no court e em laboratório por especialistas da empresa francesa. A raquete foi desenhada fazendo uso das mesmas ferramentas, processos e materiais que são empregues para a produção de automóveis em Sant’Agata Bolognese.

Do passado ao futuro: uma imersão na tradição com o Polo Storico

Além de ser uma celebração do presente e do futuro da empresa, a Lamborghini Arena também constitui uma oportunidade para mostrar a gloriosa história da marca, através de muitos dos modelos mais emblemáticos do fabricante de automóveis de Sant’Agata Bolognese, incluindo o Miura, o Countach e o Diablo. O Lamborghini Polo Storico, com um stand próprio no evento, é o departamento que preserva o património da empresa, através da gestão do estudo e do estudo dos arquivos da companha, assim como do restauro e certificação dos modelos clássicos da Lamborghini até ao Diablo. Além de expor um Diablo VT Roadster amarelo de 1998 recentemente certificado, com interiores Nero Torpedo (preto), o Lamborghini Polo Storico exibiu, em exclusivo, um Lamborghini de Fórmula 1 no Circuito de Imola, ligando a história do construtor de Sant’Agata Bolognese e a do circuito que acolheu o evento.

E-Sports: o espírito virtual da Automobili Lamborghini

A Lamborghini celebra sempre o passado com os olhos postos no futuro e na inovação. Com esta filosofia em mente, um stand dedicado aos E-Sports contou com o apoio da Moza, parceira da Automobili Lamborghini, e líder mundial mo desenvolvimento de dispositivos de simulação. Durante dois dias, os adeptos experienciaram a emoção e a adrenalina virtuais de conduzir um Huracán Super Trofeo EVO2 na pista de Imola, graças a cinco simuladores profissionais. O êxito do campeonato E-Sports Lamborghini Super Trofeo, e o entusiasmo do público da Arena, demostraram o compromisso da Lamborghini com o mundo dos videojogos. Este sector em permanente crescimento representa uma nova fronteira para o desporto motorizado, que a Lamborghini continua a explorar com inovação e paixão.

Esta primeira edição da Lamborghini Arena foi uma celebração da empresa em todos os seus âmbitos, partilhando a paixão e a excelência da marca com as inúmeras pessoas que acudiram em massa a este histórico evento realizado pela primeira vez.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.