Menu Fechar

LAMBORGHINI ESTABELECE NOVO RECORDE PARA UM SUV EM PIKES PEAK

Antes da sua estreia, em meados de agosto, a ainda por revelar nova versão do Urus estabeleceu um novo recorde na categoria de SUV de produção na pista utilizada na Subida Internacional de Pikes Peak: a famosa prova que, recentemente, celebrou a sua 100ª edição.

Ao vencedor da subida e piloto de testes da Pirelli, Simone Faggioli, detentor do recorde para modelos de tração traseira, estabelecido na ‘Race to the Clouds’ de 2018, em Pikes Peak, no Colorado, foi confiado o novo Urus, envolto numa camuflagem antes da sua apresentação oficial. A subida cronometrada teve lugar no mesmo percurso utilizado na corrida, com a estrada fechada ao trânsito para o efeito. Partindo de uma altitude de 2862 metros, Simone Faggioli descreveu as 156 curvas que se sucedem durante 20 km em 10:32.064, ascendendo a uma altitude adicional de 1439 metros, com uma inclinação média de 7%, e cruzando a linha de chegada aos 4302 metros.

Por ainda não ter ocorrido a sua estreia formal, o novo Urus não participou na corrida oficial, mas o tempo foi registado pela cronometragem oficial da Subida Internacional de Pikes Peak, batendo o anterior recorde de 2018 do Bentley Bentayga, de 10:49.902.

“A decisão de nos testarmos em Pikes Peak reflete o espírito da Lamborghini de ‘esperar o inesperado’, e demonstra o excelente nível de performance do novo Urus, a apresentar brevemente”, referiu Rouven Mohr, Chief Technical Officer da Automobili Lamborghini. “Pikes Peak é a mais famosa rampa do mundo, além de ser extremamente exigente para o automóvel: o piso irregular do traçado testa o equilíbrio do chassi; as significativas diferenças de altitude exigem muito do motor; e as condições climatéricas podem variar muito rapidamente entre a partida e a linha de chegada”.

O Urus, equipado com o motor V8 biturbo de série, foi modificado para cumprir com as normas regulamentares de segurança da Subida Internacional de Pikes Peak: o habitáculo está equipado com uma gaiola de proteção; os bancos de série foram substituídos por um banco de competição com cintos de segurança de seis pontos; e foi instalado um sistema de extinção de incêndios.

Os pneus (medidas 285/40 R22 e 325/35 R22) são uma evolução dos Pirelli P Zero Trofeo R do Urus: pela primeira vez, o pneu semi-slick da Pirelli foi desenvolvido para ir de encontro às caraterísticas de um SUV, tendo esta variante em particular sido desenvolvida em cooperação com a Lamborghini. O resultado da colaboração é um pneu com uma maior versatilidade, que oferece uma alta performance tanto em asfalto seco com elevadas temperaturas ambiente, como em piso molhado com temperaturas ambiente mais frias.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.