Menu Fechar

LAMBORGHINI SQUADRA CORSE APRESENTA NOVO HURACÁN GT3 EVO2

 Lamborghini apresenta o novo Huracán GT3 EVO2, concebido e desenvolvido pela Squadra Corse de Sant’Agata Bolognese sobre a base do Huracán STO, com o qual partilha importantes elementos de design, a tração apenas traseira e um motor V10 naturalmente aspirado, que, na versão de estrada, debita 640 cv de potência.

Por compração com o Huracán GT3 EVO, homologado em 2019 e bnaseado no Huracán EVO de estrada, o GT3 EVO2 cumpre na plenitude os novos regulamentos técnicos da FIA de 2022, e apresenta soluções aerodinâmicas e um sistema de admissão totalmente novos. A inconfundível tomada de ar, com o seu design hexagonal, e a aleta traseira derivam do Huracán STO, contribuindo para um mais eficiente sistema de admissão e para um melhor equilíbrio do veículo.  A tomada de ar está ligada a um snorkel, em substituição das tomadas de ar laterais, que canaliza de forma ótima diretamente para o motor, o que resulta numa resposta mais instantânea e numa maior responsividade às solicitações do piloto. A introdução de 10 corpos de borboleta de atuação eletrónica incrementa a eficiência do V10 com válvulas em titânio. Todo o sistema, concebido pela Lamborghini Squadra Corse, é fixado ao motor através de apenas quatro parafusos, solução introduzida pela primeira vez no Essenza SCV12, para facilitar as operações de manutenção.

A carroçaria, integralmente em fibra de carbono, exibe um design musculado, criado em colaboração com o Centro Stile da Lamborghini. Os novos splitters, difusor e fundo do veículo melhoram a eficiência aerodinâmica. O fundo carenado em fibra de carbono, revestido com fibra de Zylon de elevada resistência, juntamente com o novo difusor, proporciona maior downforce que a atual geração GT3 EVO. Outras inovações incluem a asa traseira, a qual esta montada sobre pilares em liga de alumínio (Ergal 7075 T6) inspirados pelos do STO. Os novos suportes permitem uma maior precisão no ajuste da asa por comparação com a do modelo EVO.

A redesenhada gaiola de segurança, com a introdução dos dois pilares traseiros, e os novos painéis laterais em carbono-Kevlar do tipo favo de abelha, já testados no Essenza SCV12, incrementa a segurança em caso de impacto nas portas, de acordo com os regulamentos FIA de 2022. As janelas laterais em plexiglass estão agora fixadas aos painéis das portas em fibra de carbono através de um conjunto de parafusos, para uma maior rigiez estrutural e uma superior fiabilidade.

O sistema de travagem também foi atualizado, com novas pinças e pastilhas desenhadas pela Squadra Corse, para otimizar a performance tanto em corridas de resistência como de sprint. Esta soluções, combinadas com os sistemas específicos de controlo de tração (TCS) e anti-bloqueio dos travões (ABS), foram desenvolvidas para tornar o veículo mais fácil de controlar em condições de baixa aderência, mesmo pelos “gentlemen drivers”. O veículo é entregue aos clientes equipado com pneus PZero (325.680-18 na frente, 325.705-18 atrás) da Pirelli, o parceiro de longa data da Squadra Corse.

Giorgio Sanna, Lamborghni Head of Motorsport, comentou: “O novo Huracán GT# EVO não é, simplesmente, uma evolução do modelo atual. É um novo projeto, que reforça a transferência de tecnologia entre a divisão de competição da Lamborghini e a empresa, e que herda duas difíceis tarefas: provar ser tão bem-sucedido quanto as anteriores gerações do Huracán GT3, que venceram mais de 40 títulos internacionais em seis temporadas, e igualar o seu êxito comercial, contribuindo para alcançar o objetivo de 500 Huracán de competição vendidos desde 2015”.

O veículo será entregue aos clientes a partir do segundo semestre de 2022, e o anterior modelo Huracán GT3 EVO pode ser atualizado para as especificações do GT3 EVO2 através de um kit de evolução. A sua estreia em corrida está prevista para as 24 Horas de Daytona de 2023.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.