Menu Fechar

LAMBORGHINI URUS ALCANÇA NOVO RECORDE DE PRODUÇÃO

A Automobili Lamborghini acrescenta um novo recorde à sua lista com o Super SUV Urus, que passa a ser o seu modelo mais vendido de sempre no mais curto período de tempo. Desde o seu lançamento no mercado, em 2018, foram produzidas 20 000 unidades, e estabeleceram-se recordes de vendas ano após ano. O Lamborghini Urus número 20 000, na cor Viola Mithras, com pinças de travão em preto e teto panorâmico, sai hoje da linha de produção com destino a um cliente do Azerbaijão.

O Urus tem sido o catalisador para que fossem duplicados os volumes de produção da empresa e a dimensão da fábrica de Sant’Agata Bolognese. Venceu inúmeros prémios e galardões, e tem sido o protagonista em eventos “Unlock any Road” (desbloquear qualquer estrada) levados a cabo em todo o mundo, desde as estradas situadas nas mais elevadas altitudes, aos mais extremos ambientes off-road. Estima-se que os Urus de todo o mundo tenham percorrido, no total, mais de 360 milhões de quilómetros.

Desde o primeiro momento em que apresentámos o protótipo do Urus, no Salão Automóvel de Pequim de 2012, até à sua chegada ao mercado, em 2018, e todos os anos desde então, o Urus deu provas do seu apelo instantâneo e permanente enquanto um verdadeiro Lamborghini, nascido a partir do nosso legado superdesportivo e do primeiro Super SUV do mundo, o LM 002”, referiu Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “O Urus é um complemento perfeito para as nossas gamas de modelos superdesportivos, proporcionando uma condução diária luxuosa e de alta performance aqueles que se identificam com a nossa marca italiana autêntica”.

À volta do mundo através de uma história de recordes e aventuras

Após o seu lançamento, em dezembro de 2017, o Urus foi apresentado aos clientes numa digressão mundial, na primavera de 2018, que cobriu 114 cidades em apenas quatro meses, com mais de 70% das encomendas iniciais a serem colocadas por clientes novos para a marca.

Graças aos seus seis modos de condução – Strada, Sport e Corsa, bem como off-road, areia e neve –, a reputação “Unlock any Road” do Urus levou a que o Super SUV estabelecesse um novo recorde de alta velocidade para condução sobre gelo, estabelecido no Lago Baikal da Rússia, e escalasse a estrada transitável situada a maior altitude do mundo: a passagem de Umling La, na Índia, 5800 m acima do nível do mar.

As digressões do Urus percorreram 6500 quilómetros no Japão; exploraram as paisagens rochosas da Islândia; brilharam nas pistas de gelo e neve nos eventos da Lamborghini Accademia; visitaram os destinos mais exclusivos da deslumbrante Sardenha; e escalaram as montanhas italianas para visitar os mercados de Natal. Uma frota de Urus comprovou a sua destreza na areia na praia portuguesa da Nazaré, enquanto o campeão italiano de windsurf, Alessandro Marcianò, se lançava às ondas; os Urus seguiram o campeão italiano de parapente, Aaron Durogati, em estrada e fora dela, quando este competiu na corrida Red Bull X-Alps, nas montanhas italianas.

Personalização Ad Personam: refletir a personalidade dos clientes através das cores

As cores exteriores Ad Personam mais populares para o Urus são a Grigio Telesto, a Blu Cepheus e a Viola Pasifae. O apelo das coleções cápsula Graphite e Pearl também atriu os clientes da Lamborghini para as cores Nero Noctis Matt (Graphite) e Arancio Borealis (Pearl).

Estas cinco cores exteriores Ad Personam emergiram como as preferidas, dando mostra das diversas personalidades e identidades do Urus e dos seus proprietários.

Centro de fabrico duplicado; Produção 4.0; mais de 500 funcionários contratados em menos de quatro anos

A sede da Automobili Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese, cresceu exponencialmente com a chegada do Urus: a fábrica foi duplicada de 80 000 para 160 000 metros quadrados, e foi estabelecida a Lamborghini Manufacturing 4.0, uma abordagem inovadora às tecnologias de produção para apoiar os trabalhadores da linha de montagem. Mais de 500 funcionários permanentes foram contratados entre 2015 e 2018 para suportar o projeto Urus. Em 2019, foi inaugurada a oficina de pintura do Urus, e, em 2020, a cadeia de fornecimento do Urus tornou-se mais sustentável através da substituição do transporte das carroçarias do Urus de camião por comboio, o que se traduziu numa redução das emissões de CO2 de 85%.

O V8 turbo que combina a alma de um automóvel superdesportivo com a funcionalidade de um SUV

O Lamborghini Urus recorre a um motor V8 biturbo de 4,0 litros, que debita 650 cv (478 kW) às 6000 rpm (regime máximo de funcionamento de 6800 rpm), e um binário máximo de 850 Nm às 2250 rpm. Com 162,7 cv/litro, conta com uma das potências específicas mais elevadas da sua classe, bem como com a melhor relação peso/potência da mesma, de 3,38 kg/cv. Ao combinar a tração integral com a direção às quatro rodas, o Urus alcança uma aceleração 0-100 km/h em 3,6 segundos (0-200 km/h em 12,8 segundos) e uma velocidade máxima de 305 km/h.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.