LAMBORGHINI URUS PERFORMANTE

Published On 22 de Agosto de 2022 | Notícias, Novidades

A Automobili Lamborghini apresenta o Urus Performante, elevando a fasquia em termos de desportividade e performance na classe dos Super SUV, com uma ênfase no domínio do design que reflete o potencial do novo Urus na estrada, em pista e em piso irregular. O Urus Performante impõe-se logo num primeiro olhar, através de um estilo poderoso, que confirma a engenharia de superdesportivo que o modelo encerra.

Ainda antes da sua estreia, o Urus Performante estabeleceu um novo recorde na categoria de SUV de produção em série no percurso da Subida Internacional de Pikes Peak, cruzando a linha de chegada, situada aos 4302 metros, em 10:32.064, e batendo o anterior recorde de 2018, de 10:49.902.

“O Urus Performante eleva para o nível seguinte a suprema performance e o visual inconfundível do revolucionário Super SUV da Lamborghini, envergando novas vestes, mas retendo a sua luxuosa versatilidade e oferecendo a experiência de condução mais envolvente de sempre, e não só em estrada. O seu design fascinante simboliza o novo marco em termos de dinamismo em estrada, naquile que é, já, um automóvel notável”, afirma Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini. “O Urus estabeleceu um novo padrão quando do seu lançamento. Incorporando o ADN de design e o talento tecnológico da Lamborghini, nasceu o primeiro Super SUV do mundo, que inaugurou uma nova era: o Urus Performante coloca a fasquia ainda mais alta no segmento SUV”.

Design sob o signo da performance

Logo desde um primeiro olhar, o Urus Performante impõe-se através de um dinamismo arrojado e aeronáutico, seja qual for o ponto de vista: é não é apenas a partir da frente que o Performante comanda a estrada. As linhas puras, mais afiladas e proeminentes, do capô e do para-choques dianteiro, sublinham, de imediato, a vocação superdesportiva do Performante, mantendo, ao mesmo tempo, a elegância inata de toda a família Urus. O uso extensivo de materiais compósitos faz do Urus Performante o automóvel do seu segmento com o mais elevado número de componentes em fibra de carbono.

“O design muito arrojado e pleno de caráter do Urus Performante integra-se na perfeição com a aerodinâmica aperfeiçoada, que incorpora novas cortinas de ar no para-choques dianteiro. A diferenciação visual é significativa, graças ao novo capô, em fibra de carbono de baixo peso, e ao uso extensivo de fibra de carbono em todo o veículo, testemunho da sua herança ‘Performante’.  Este Urus referencial é um autêntico marco, um Super SUV único, totalmente orientado para o condutor”, refere Mitja Borkert, Diretor de Design.

Com profundos vincos, que se estendem até ao novo para-choques dianteiro, o capô com saída de ar é construído em fibra de carbono de baixo peso, e pintado na cor da carroçaria de série, podendo, em opção, ter a fibra de carbono parcialmente à vista. Um opcional tejadilho em fibra de carbono alude a modelos superdesportivos da Lamborghini, como os Huracán Performante e Super Trofeo.

O para-choques e o splitter dianteiros em fibra de carbono exibem novas linhas: novas tomadas de ar dianteiras em preto garantem uma melhor refrigeração do motor e a expressão máxima da herança superdesportiva deste SUV. Uma nova cortina dirige o fluxo de ar por cima das rodas dianteiras, e, no âmbito de um tema de design orientado para a redução da resistência aerodinâmica, a nova saída de ar no capô contribui para a eficiência aerodinâmica global e ajuda ao arrefecimento do motor. O defletor traseiro de novo desenho incrementa a downforce traseira do Urus Performante em 38%.

Novas molas em aço rebaixam o chassis do Performante em 20 mm, que conta com vias 16 mm mais largas, e no extremo das quais os guarda-lamas em fibra de carbono mais largos albergam novas jantes de baixo peso, opcionais de 23”, ou forjadas de 22”, com porcas em titânio e pneus Pirelli especialmente desenvolvidos para o efeito.

De perfil, a silhueta rebaixada do Urus Performante é acentuada pela sua frente proeminente, e pela asa e para-choques traseiros, que aumentam o comprimento total em 25 mm. A secção posterior do Urus Performante é igualmente distintiva graças ao seu design, projetado para assegurar as mais elevadas prestações. O defletor traseiro com aletas em fibra de carbono recebeu a sua inspiração estilística do Aventador SVJ e contribui para a superior downforce.

A secção inferior do para-choques posterior, e o difusor traseiro, são, também, em fibra de carbono, e o ligeiro escape desportivo Akrapovic em titânio é proposto de série, desenvolvendo a sua caraterística sonoridade Lamborghini em função do modo de condução selecionado. O esquema decorativo bicolor acentua o dinamismo desta variante Performante: contrastando com a cor da carroçaria estão atributos como os puxadores das portas, as saídas de ar em CFK (plástico reforçado com fibra de carbono) sobre o capô, e o lábio do spoiler, igualmente em CFK, pintados de preto.

No interior, o habitáculo oferece, de série, Alcantara preta Nero Cosmus, com um novo padrão hexagonal das costuras dos bancos – o “acabamento Performante” (existindo opções adicionais, incluindo um interior em pele). Entre as opções de cores e acabamentos exclusivos incluem-se a extensão do acabamento Performante nas portas, forro do tejadilho, costas dos bancos e secção traseira, com a personalização adicional Ad Personam a incluir pormenores interiores em fibra de carbono mate, pegas das portas vermelhas e uma placa personalizada com o logótipo Ad Personam. O volante em Alcantara/pele pretas conta com acabamento preto mate, tal como o acabamento interior em alumínio em preto anodizado. Com o opcional “Pack Dark”, o tratamento em preto mate pode estender-se a outros detalhes interiores, incluindo a alavanca do ‘TAMBURO’, o centro de controlo do Urus, que alberga comandos como o botão start/stop e o seletor de modos de condução. Um novo grafismo da interface HMI, com um design exclusivo para o Urus Performante, marca presença tanto no ecrã da consola central como num amplo arco em torno do monitor principal.

A condução no centro de tudo

“O Urus Performante enfrenta a estrada como um atleta em perfeita forma. A pose musculada, o design distintivo, o V8 biturbo e o ligeiro sistema de escape desportivo confirmam-no – a nível visual, como sonoro e experiencial –, oferecendo as mais puras emoções em qualquer estrada, em pista e sobre piso solto. Este é um SUV pensado enquanto um superdesportivo”, afirma Rouven Mohr, Chief Technical Officer.

A potência do Performante foi incrementada em 16 cv, para 666 cv, e o seu peso foi reduzido em 47 kg, o que lhe confere a melhor relação peso/potência da classe, de 3,2 kg/cv. Ao acelerar dos 0-100 km/h em somente 3,3 segundos, e imobilizando-se a partir dos 100 km/h em 32,9 m, o Urus Performante disponibiliza 850 Nm de binário máximo entre 2300-4500 rpm, com as suas referenciais competências longitudinais a incluírem uma velocidade máxima de 306 km/h, conjugadas com uma capacidade de resposta, um comportamento e uma estabilidade a condizer. A eficiência aerodinâmica foi melhorada, e a downforce global aumentada em 8%. A repartição do binário é otimiza graças a um novo diferencial, que conta com uma relação de desmultiplicação aumentada de 3,16 para 3,4 em aceleração, e de 3,02 pra 3,33 em desaceleração.

Os pneus Pirelli P Zero (medidas 285/40 R22 e 325/35 R22) são uma evolução dos Pirelli P Zero Trofeo R utilizados no Urus, para dar resposta às exigências do Urus Performante: pela primeira vez, os pneus semi-slick da Pirelli foram desenvolvidos para irem de encontro às características de um SUV, tendo esta variante em particular sido desenvolvida em cooperação com a Lamborghini. O resultado dessa colaboração é um pneu com uma versatilidade incrementada, para oferecer uma elevada performance tanto em asfalto seco, com altas temperaturas ambiente, como em superfícies molhadas, com temperaturas ambiente mais frias.

Ao volante, o Urus Performante permite ao condutor estabelecer uma relação mais estreita e direta com a estrada, mercê de uma agilidade e de uma comunicação com o condutor melhoradas, e de uma orientação decisivamente desportiva. A recalibragem do sistema de direção dianteiro melhora a ligação com a estrada através de inputs precisos e de uma resposta direta. A intervenção mais rápida da direção traseira aumenta a agilidade na inserção em curva, complementada pela vectorização de binário do diferencial traseiro, tanto no modo de condução em estrada, como no modo de condução fora de estrada.

Os modos de condução revistos permitem ao piloto do Urus Performante selecionar a configuração perfeita para todas as situações: no modo STRADA, o Urus proporciona uma condução confortável e luxuosa, com amortecimento macio, que absorve na perfeição as irregularidades do piso.  No modo SPORT, o condutor desfruta de uma resposta mais rápida ao acelerador, a direção traseira garante uma superior agilidade a baixa velocidade, e uma maior estabilidade a alta velocidade, as caraterísticas sobreviradoras asseguram diversão ao volante, e as passagens de caixa são mais céleres: a configuração mais desportiva do chassis, que inclui novas molas de aço mais firmes, e uma afinação específica dos amortecedores, maximiza feedback para envolver o piloto num divertimento ao volante verdadeiramente absoluto.  

No modo CORSA, liberta-se a personalidade de carro de corridas do Urus Performante, espelhada numa suprema eficácia em termos de comportamento: estabilidade a alta velocidade, e ausência de rolamento em curva, garantida pelas barras estabilizadoras ativas e pela máxima firmeza do amortecimento, ao mesmo tempo que o escape desportivo recorda aos que vão a bordo, e aos que estão no exterior, que este é um Lamborghini assente numa herança de superdesportivos.

Juntamente com os modos de condução habituais, o Urus Performante introduz uma nova opção RALLY, elevando a desportividade e o divertimento ao volante deste Super SUV em pisos de terra para um emocionante novo patamar. O seu caráter sobrevirador é amplificado através dos sistemas de amortecimento e de anti-rolamento, otimizados para superfícies mais irregulares e extremas, elevando a fasquia para um novo nível de performance entre os Super SUV.  

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.