Menu Fechar

Lançamento da Honda Racing Corporation USA

A Honda Racing Corporation USA tornou-se oficial hoje, com o título HRC US a substituir o Honda Performance Development para refletir o novo papel da empresa nos esforços globais de competição da Honda.

Com esta mudança, a HRC US assumirá um papel mais importante nas actividades globais de desportos motorizados da Honda, incluindo o programa de desenvolvimento de unidades de potência da Fórmula 1.

Colaborando como uma entidade global, estes dois braços de competição independentes da Honda – a HRC Japão e a HRC EUA – combinarão a sua experiência e recursos únicos para reforçar as capacidades globais de desportos motorizados da Honda.

A HRC foi criada no Japão em 1982 como o braço de corridas de motos da Honda e acumulou mais de 40 anos de sucesso em campeonatos em categorias de corrida globais de topo, como WGP/MotoGP, Superbike, Motocross, World Trial e o rali Paris Dakar. Em 2022, a HRC acrescentou o automobilismo, incluindo o programa de F1 da Honda, às suas responsabilidades, com o Centro Sakura dedicado ao automobilismo e o Centro Asaka focado no motociclismo.

A HPD foi criada pela American Honda Motor Co., Inc. em 1993, como um braço de corridas separado para competir na série IndyCar. Durante 30 anos, a HPD participou em várias séries de corridas, incluindo IndyCar, IMSA, Baja Off-Road, Touring Cars e Formula Regional America.

Através da HPD, a Honda tem 280 vitórias em 510 corridas na competição IndyCar, incluindo 180 vitórias em 410 eventos com competição de vários fabricantes. Nas 500 milhas de Indianápolis, a Honda venceu 15 vezes, nove das quais com competição de vários fabricantes. A Honda ganhou 13 Campeonatos de Pilotos e 10 Campeonatos de Construtores em anos com competição de vários construtores. A HPD também levou a marca Acura a três vitórias consecutivas no Rolex 24 em Daytona e a três Campeonatos de Fabricantes, Pilotos e Equipas da IMSA desde 2018.

O centro de desenvolvimento de corridas de automóveis da HRC no Japão apoia atualmente a Red Bull Powertrains e é uma parte vital das vitórias da equipa no Campeonato do Mundo de F1. A partir de 2026, a HRC será parceira da equipa Aston Martin Aramco Cognizant F1 como fornecedor oficial de motores da equipa. Com três corridas de F1 atualmente nos EUA, a nova HRC US estará envolvida no desenvolvimento de unidades de potência de Fórmula 1 e no apoio às corridas a partir de 2026.

A IMSA Rolex 24 at Daytona, de 25 a 28 de janeiro, marcará a corrida inaugural da nova HRC US, com os protótipos Acura ARX-06, vencedores da corrida, a ostentarem agora os logótipos da HRC no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, com a mudança a ter lugar na NTT INDYCAR SERIES e noutras séries de corridas, à medida que cada uma delas começar em 2024.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.