LEGO TECHNIC À ESCALA 1:1 DO LAMBORGHINI SIÁN FKP 37

Published On 26 de Julho de 2022 | Curiosidades, Notícias, Novidades

De hoje até 6 de outubro, um Lamborghini Sián FKP 37 único, fabricado a partir de mais de 400 000 peças LEGO® Technic™, estará em exposição no Museu Automobili Lamborghini de Sant’Agata Bolognese.  Há vário anos que o LEGO Group e a Lamborghini estabeleceram uma parceria, e esta iniciativa sublinha os valores que partilham: “bravura, autenticidade e imprevisibilidade”.

Após o lançamento do Lamborghini Sián FKP 37 LEGO® Technic™ à escala 1:8, em 2020, este modelo em tamanho real reproduz o design visionário do desportivo italiano de edição limitada numa escala muito maior. Foram utilizados mais de 154 tipos de peças LEGO para garantir que o modelo plasma a sofisticação futurista, e reproduz a inconfundível silhueta, do Lamborghini Sián até ao mais ínfimo pormenor.

Lena Dixen, Senior Vice President of Products and Marketing do LEGO Group, declarou: “Os nossos designers adoram desafios, pelo que pode imaginar-se quão deleitados ficaram quando lhes pedimos para trabalharem neste modelo e olharem para as coisas de uma forma um pouco maior do que aquilo que é habitual. Aproveitaram de imediato a oportunidade de trabalhar com os incríveis designers e engenheiros na nossa oficina de produção na fábrica de Kladno, na República Checa, que constrói estes impressionantes modelos à escala real, e superaram, efetivamente, os limites daquilo que pode ser feito com LEGO Technic. Graças à criatividade permitida pelo sistema, fizeram, realmente, justiça ao excecional design do Lamborghini Sián FKP 37 LEGO Technic”.

Neste segundo projeto conjunto da autoria dos talentosos designers, engenheiros e técnicos das duas empresas, o modelo possui exatamente as mesmas dimensões do Lamborghini Sián FKP 37 até ao último milímetro: o chassis perfeitamente proporcionado é coberto com peças LEGO Technic hexagonais e feitas sob medida, que se interligam e formam uma carcaça repleta de energia. O design presta homenagem à forma com seis face que desempenha um papel determinante na abordagem da Lamborghini, recordando os emblemáticos farolins traseiros hexagonais e o formato do escape do automóvel desportivo italiano.

“Depois de mais de um ano de espera, o modelo LEGO Technic do Lamborghini Sián vai estar em exibição no Museu Automobili Lamborghini. É o local natural para expor os superdesportivos da Lamborghini que sempre deram forma concreta aos sonhos e sensações, por meio da inovação e à tecnologia. Este modelo à escala 1:1 do Sián mostra que a Lamborghini – tal como o Lego Group – considera os desafios como a sua força vital, a tecnologia como um meio de criação, e o design como um elemento fundamental que pode e deve ser de tirar o folego”, afirmou Federico Foschini, Chief Marketing and Sales Officer da Automobili Lamborghini.

No exterior, o design do Lamborghini Sián foi recriado com a máxima atenção ao detalhe. A palavra Sián significa “relâmpago” ou “raio” em dialeto bolonhês. Os especialistas do LEGO Group sublinharam-no, fazendo com que os faróis e o raio estilizado que reluzem na carroçaria brilhem tal como os faróis em forma de “Y” do Sián real, ao mesmo tempo produzindo farolins traseiros hexagonais que podem, efetivamente, ser ligados e desligados.

No interior do veículo podem ser apreciados detalhes extremamente precisos, incluindo um volante composto por blocos LEGO e decorado com o célebre emblema da Lamborghini e a bandeira italiana, um painel de instrumentos e bancos de competição.

Este é o primeiro modelo do LEGO Group de grande escala a contar com um revestimento de cor UV com efeito de pintura, que ajudará o modelo a ser mais duradouro. A cor coincide na perfeição com o tom do modelo LEGO Technic à escala 1:8, e foi aplicada pela oficina de pintura da Lamborghini, para garantir que o desportivo possui um acabamento adequado.

Dados e números do Lamborghini Sián FKP 37 LEGO® Technic™ à escala real:

  • Foram utilizadas, no total, mais de 400 000 peças LEGO® Technic
  • Foram utilizados mais de 154 tipos diferentes de peças LEGO Technic, incluindo 20 especificamente moldadas para este modelo
  • Peso total: 2200 kg
  • O processo de desenvolvimento e construção demorou 8660 horas:
    • 5370 horas de desenvolvimento
    • 3290 horas de produção
  • Foi criado por 15 especialistas de design, engenharia e construção da equipa da LEGO em Kladno (República Checa).
    • As dimensões do modelo são exatamente as mesmas do veículo real: 4980 mm de comprimento, 2101 mm de largura e 1133 mm de altura
  • Os faróis dianteiros e traseiros funcionam e são inteiramente construídos com peças LEGO Technic
  • Pela primeira vez, um modelo LEGO recebeu um revestimento com efeito de pintura, utilizando a pintura oficial da Automobili Lamborghini.
  • Pela primeira vez, as emblemáticas linhas do design de um modelo à escala real foram iluminadas, para prestar homenagem às curvas visionarias e à forma futurista do veículo real, a qual é extremamente popular entre os amantes de automóveis desportivos de todo o mundo
  • Pela primeira vez, foi utilizada uma forma hexagonal para criar a carcaça exterior de um modelo, prestando, assim, tributo à história do design do Lamborghini Sián FKP 37, o qual foi fortemente inspirado nesta forma
Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.