Leilão dos últimos automóveis SAAB

Published On 7 de Dezembro de 2012 | Curiosidades

Depois do fim desta marca emblemática, muitos foram os automóveis que ficaram na fábrica prontos mas que não chegaram a ser vendidos ou entregues nos respectivos stands da marca por todo o mundo. Automóveis novos, acabados de produzir mas que pela situação de falência da empresa não chegaram a ser propriedade de alguém.

Como tal se quer adquirir um destes automóveis e guardar para si uma parte da história de uma marca que já deixou de produzir, esta é uma óptima oportunidade para isso. São cerca de 68 modelos que vão estar ao dispor de possíveis compradores.

A empresa de leilões da Suécia, a KVD, colocou à venda as últimas unidades que a Saab produziu antes de encerrar suas actividades. Portanto até ao próximo dia 16 de Dezembro vão estar disponíveis para licitação os modelos que não chegaram a ser vendidos ao público. Um desses modelos é o descapotável 9-3 Cabriolet Independence Edition, que fez parte de uma série especial que comemorava um ano de independência da marca em relação à GM, antiga proprietária da marca Sueca. Estavam previstas 360 unidades do modelo, mas a Saab conseguiu fabricar apenas 38.

Também destaque no leilão para as 18 carrinhas novas (9-5 SportCombi), das quais só foram produzidas 30, e 29 dos 54 9-5 Sedan, modelo de 2012. Entre eles está o último Saab 9-5 Sedan, que foi totalmente produzido na fábrica em Trollhättan.

Dos cerca de 700 unidades do último SUV produzido pela Saab, o 9-4X, restam 10 e estão no leilão para serem adquiridos. Entre eles está o automóvel com o chassis número 1 para o mercado europeu. Além destes modelos está um dos três Saab 9-3 SportCombi pintado numa cor exclusiva chamada Sky Blue. E também o Saab 9-5 Aero V6 com 300 cavalos de potência, equipado com caixa automática que era usado como carro de empresa por Victor Muller.

Este leilão tinha sido encomendado anteriormente, pelos credores da Saab, no caso de uma eventual falência, o que acabou mesmo por acontecer. Os automóveis estão a ser vendidos individualmente e as licitações têm lugar na página da empresa KVD Kvarndammen. Portanto se quiser e tiver curiosidade em ver, ou até licitar algum modelo que lhe agrade vá até www.kvd.se ou em www.kvdauctions.com. Fotografias e informações detalhadas sobre os carros podem ser encontrados nessas páginas virtuais.

Alguns dos carros não podem ser conduzidos em estrada, outros estão prontos para uso imediato, enquanto outros precisam de ser concluídos, pois não foram totalmente produzidos e acabados, e alguns precisam de ser registados. As condições aplicáveis e a descrição desses automóveis podem ser encontradas nos sites acima referenciados.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.