
Reinterpretação do novo crossover compacto da Lexus, o LBX Morizo RR Concept fez a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Tóquio no dia 12 de janeiro. Modelo de alto desempenho focado na condução envolvente e prazer de condução, o conceito é um exercício de estilo que preserva a elevada qualidade da experiência de condução Lexus e a sofisticação do design intrínsecos da marca.
Acrescentando uma nova dimensão à personalidade inovadora do LBX, o conceito foi desenhado com o contributo direto do Chairman e Piloto-Chefe da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda – também conhecido como “Morizo”. Pode assistir à visão do Presidente Toyoda sobre este projeto num pequeno vídeo disponível na Newsroom Lexus Europe.
O LBX Morizo RR Concept move-se através de um motor turbo de três cilindros em linha, e intercooler que entrega um máximo de 305 cv (224 kW), acionando as quatro rodas através de um sistema controlado eletronicamente e de uma transmissão automática Direct Shift de oito velocidades. Houve um aperfeiçoamento dos principais elementos do modelo para reforçar o desempenho, incluindo a carroçaria, suspensão e pneus. A otimização da aerodinâmica foi outra das prioridades no desenvolvimento deste LBX, o que levou a equipa a aplicar tecnologia usada em provas aéreas de alta velocidade (Air Racing).

O conceito foi personalizado com pormenores únicos, de forma a ficar alinhado com a presença da Lexus e da Toyota Gazoo Racing na exposição do “Tokyo Auto Salon 2024”. Característico de Morizo, o tom amarelo aparece na moldura da grelha unificada, nas pinças dos travões e nos cintos de segurança. O resultado? Um automóvel que incorpora uma sensação de luxo descontraído, acompanhado do conforto e da segurança proporcionados por um fiável parceiro de condução.
Especificações gerais do LBX Morizo RR Concept
| Veículo base | Lexus LBX |
| DIMENSÕES | |
| Comprimento (mm) | 4,190 |
| Largura (mm) | 1,845 (+20) |
| Altura (mm) | 1,535 (-10) |
| MOTORIZAÇÃO | |
| Código do motor | G16E-GTS |
| Tipo | 3 cilindros em linha com turbocompressor e intercooler |
| Potência máxima (cv DIN/kW @ rpm) | 305/224 @ 6,500 |
| Binário máximo (Nm @ rpm) | 400 @ 3,250 – 4,600 |
| TRANSMISSÃO | |
| Tipo | Automática de 8 velocidades “Direct Shift” |
| Transmissão | AWD de controlo eletrónico permanente |
| PNEUS | |
| Dimensão | 235/45R19 (jantes em liga leve exclusivas) |
| SUSPENSÃO | |
| Frente | MacPherson |
| Traseira | Duplo braço |
| TRAVÕES | |
| Frente/traseira | Discos 18” ventilados/ discos 16” |
| TONALIDADES | |
| Exterior | Sonic Chrome com Preto |
| Interior | Ocre |
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