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LEXUS LBX: O CROSSOVER ELETRIFICADO ONDE MENOS É MAIS

A abordagem “sem concessões” da Lexus para o novo crossover compacto LBX aplica-se quer à avançada e eletrificada motorização, quer ao seu novo estilo de condução e elementos de luxo. Está equipado com uma motorização eletrificada com a tecnologia Full-Hybrid da Lexus, que beneficia de tecnologias de última geração que elevam a fasquia em todas as vertentes do desempenho, desde a eficiência de combustível e baixas emissões, até ao prazer de condução.
Como líder de longa data em eletrificação no mercado automóvel premium, a Lexus aplicou os seus know-how e experiência incomparáveis para reinventar a Lexus Hybrid Drive, Condução Híbrida Lexus, economizando no peso e reduzindo o tamanho das componentes, sempre que possível, e analisando cada elemento para perceber onde se poderiam melhorar a economia de combustível e baixar emissões. Paralelamente, o desempenho revelou-se mais gratificante que nunca com resposta, feedback e comportamento combinados de forma a proporcionar a Assinatura de Condução Lexus – conforto, controlo e confiança, em todos os momentos.

Um pequeno motor com grandes ideias
O motor de três cilindros pode ser pequeno, mas possui características técnicas impressionantes que maximizam o desempenho e a eficiência. Algumas têm inspiração na tecnologia de ponta do desporto automóvel, como o design de pistão ultraleve.
Embora a unidade tenha uma capacidade modesta de 1.5 litros, é perfeitamente adequada para o LBX como parte integrante da compacta unidade eletrificada com a tecnologia híbrida. Cumpre todos os rigorosos requisitos da Lexus em termos de durabilidade e fiabilidade e, uma vez que é aspirado naturalmente, não está sujeito às tensões operacionais da turbo-alimentação. A tranquilidade do cliente no que toca à qualidade e durabilidade fica assegurada pela garantia líder de mercado da Lexus de até 10 anos/160.000 km.
A potência máxima, combinada do sistema é de 136 cv (100 kW) com binário máximo de 185 Nm. Espera-se, por isso, que permita uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9.2 segundos, ao mesmo tempo que assegura uma capacidade de reboque até 750 kg.
O motor funciona com uma eficiência térmica excecional, o que significa que, da energia contida em cada gota de combustível, é convertida uma maior parte em potência de tração. Isto é alcançado através da combustão em alta velocidade e da minimização das perdas por atrito em todo o sistema de transmissão. Um sistema de refrigeração variável ajuda o motor a aquecer rapidamente, ajustando-se automaticamente às condições de funcionamento e à temperatura exterior.
A utilização da distribuição eletrónica variável de válvulas – VVT-iE – reforça a eficiência e a resposta, mesmo a baixas rotações do motor.

Menor, mais leve, é melhor
O foco na conceção de um sistema que fosse mais pequeno, mais leve e idealmente adequado ao LBX – o modelo Lexus mais compacto de sempre – trouxe alterações significativas na configuração híbrida. A nova unidade de controlo de energia (PCU) assegura que o aumento da potência da bateria híbrida pode ser gerido de forma otimizada; a relocalização acima da transmissão também significa que ocupa menos espaço. O formato compacto apresenta os dois motores-geradores elétricos do sistema posicionados lado a lado, em eixos separados.
Aplicam-se os mesmos princípios à bateria híbrida, uma nova unidade bipolar de hidretos metálicos de níquel que, apesar de ser menor e mais leve, produz mais energia, favorecendo significativamente o desempenho do automóvel. O novo sistema híbrido permite-lhe conduzir a velocidades mais elevadas e percorrer distâncias mais longas em modo EV totalmente elétrico.

Bem-estar
Foi dada particular atenção ao fornecimento da potência do sistema híbrido, de forma a assegurar que seria agradável e tranquilizadora. O condutor vai apreciar o ajuste do grupo motopropulsor para permitir um desempenho agradável e uma condução envolvente, a par de uma sensação de aceleração suave e linear.
Nas versões mais equipadas, um sistema Shiftmatic sequencial fornece patilhas atrás do volante conferindo uma sensação semelhante à de uma transmissão manual.

Otimização da redução do ruído
O LBX foi projetado para minimizar a transmissão de ruído e a vibração do motor, incluindo o uso de um eixo balanceador na própria unidade de potência e o recurso generalizado a materiais absorventes de ruído em pontos estratégicos do veículo. A nova bateria híbrida também tem impacto: com maior quantidade de potência fornecida pela bateria, o motor consegue funcionar a rotações até 20% mais baixas. Para além de ser vantajoso para a economia de combustível, isto significa que o som do motor está mais alinhado à pressão que o condutor aplica ao acelerador.

Sérgio Gonçalves

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