LEXUS RX: ESTREIA MUNDIAL DA NOVA GERAÇÃO DO ICÓNICO SUV

Published On 1 de Junho de 2022 | Notícias, Novidades

A Lexus revela hoje a 5ª geração do RX, um modelo completamente reinventado que abre um importante novo capítulo na história do icónico SUV.

O pioneiro RX foi o grande best-seller da Lexus nas últimas duas décadas. Com mais de 3.5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde a sua introdução em 1998 – dos quais 300.000 na Europa – este RX de 5ª geração é fundamental para estratégia de futuro da marca, “Lexus Electrified”.

Koji Sato, Presidente da Lexus Internacional: “Com este novo RX, estávamos determinados a manter o DNA Lexus: qualidade suprema, conforto de condução e requinte, elevando a experiência de condução ao próximo nível, com uma assinatura de condução Lexus inigualável”.

A par do recém-lançado NX e do recentemente-revelado RZ, o RX contribuirá para a construção do ‘Next Chapter’ da Lexus. Estes três modelos representam a mais forte ofensiva no mercado SUV Premium D-E, os modelos Lexus com principal sucesso da marca.

Para o novo RX, a Lexus desenvolveu ainda mais a sua nova linguagem de design ‘Next Chapter’, incluindo uma nova ‘carroçaria fusiforme’, com a integração do conceito de fuso em toda a frente do veículo. A equipa RX também se inspirou na rica herança de design do RX, e o resultado é um modelo imediatamente identificável como RX, mas com um caráter mais dinâmico, elegante e confiante.

No interior, centrado no condutor, o cockpit ‘Tazuna’ foca-se em permitir um controlo direto e intuitivo do veículo, seguindo o princípio de ‘mãos no volante, olhos na estrada’. Também melhora a experiência de condução, com um layout intuitivo e limpo, aperfeiçoado com um novo ecrã tátil de 14”.

Na Europa e em Portugal, o novo RX chega com uma gama de três motorizações diferentes. Destaque da marca para a Europa Ocidental e em particular em Portugal para o RX 450h+ que vai alargar a oferta de tecnologia híbrida plug-in (depois da sua estreia no NX). Com o novo híbrido RX 350h, a Lexus apresenta uma alternativa eficiente às motorizações diesel e gasolina de menor cilindrada. E para aqueles que procuram um desempenho mais emocionante, a Lexus apresenta o seu primeiro híbrido turbo, o RX 500h, que chega com sistema de controlo de tração integral DIRECT4.

Para os mercados orientais, juntamente com o híbrido de maior desempenho RX 500h, a Lexus apresenta o RX 350 com motor turbo a gasolina de 2.4 litros (não disponível em Portugal) que permite um desempenho superior ao do modelo atual.

Para construir a “Assinatura de Condução Lexus” do novo RX, a Lexus otimizou as bases do SUV: centro de gravidade, especificações de inércia, redução de peso, rigidez e transmissão, para criar um “diálogo” mais natural entre veículo e condutor. A melhorada agilidade, dinâmica e a capacidade de resposta são o resultado do aperfeiçoamento da plataforma GA-K, que confere ao modelo uma excelente rigidez da carroçaria e um baixo centro de gravidade.

A tecnologia de segurança da Lexus de classe mundial, da Nova Geração RX conta com o Lexus Safety System+ de 3ª geração. Um conjunto de sistemas de segurança aperfeiçoados do Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS), o novo Assistente Proativo do Condutor (Proactive Driver Assist) e o conjunto de sistemas adicionais de segurança (Extended Safety Package). O RX traz, também, a mais recente plataforma multimédia com o assistente de Voz “Hey Lexus” e a aplicação Lexus Link.

LEXUS RX O SUV PIONEIRO.
Lançado em 1998, o RX 300 foi o primeiro SUV de luxo do mundo. Deu origem a um segmento automóvel totalmente novo, com estilo, aceleração, dinâmica e silêncio dignos de um automóvel de luxo. Em 2005, o RX 400h foi o primeiro híbrido de luxo do mundo, com uma motorização eletrificada que era revolucionária e que combinava um motor V6 a gasolina com um potente motor elétrico, um avanço tecnológico que serviu de plataforma de lançamento para toda a gama híbrida da marca. Elogiado pelos clientes pelo seu conforto, requinte e qualidade, em 2016, o RX foi o primeiro modelo Lexus a receber a tecnologia Lexus Safety System+. Em 2019, o RX apresentou o primeiro Sistema de Máximos Adaptativo do mundo, BladeScanTM – uma tecnologia que recorre a um espelho rotativo em forma de lâmina para alcançar uma iluminação aperfeiçoada dos faróis LED.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.