S MAXDriving Limitador de Velocidade Inteligente

Limitador de Velocidade Inteligente

Published On 26 de Março de 2015 | Tecnologia

Ultrapassar os limites de velocidade pode ser algo dispendioso em termos de coimas pecuniárias e de cassação de cartas de condução, situação que também desempenha um papel significativo em muitos acidentes de viação. A Ford Motor Company está agora a lançar uma nova tecnologia que pode ajudar a impedir os condutores de ultrapassarem os limites de velocidade, em viagens nos seus próprios países e no estrangeiro.

Até aqui os condutores conseguiam definir uma velocidade máxima para o seu veículo, mas a partir de agora o novo S-MAX – modelo equipado com Limitador de Velocidade Inteligente – pode ajudar a garantir que a velocidade máxima é ajustada automaticamente para permanecer dentro dos variáveis limites de velocidade das estradas.

“Os condutores nem sempre estão conscientes de ultrapassarem as velocidades permitidas e às vezes só concluem que viajavam depressa demais quando recebem uma multa pelo correio ou são mandados parar pelas autoridades,” afirmou Stefan Kappes, Supervisor de Segurança Activa, Ford Europa. “O Limitador de Velocidade Inteligente pode, assim, remover uma das tensões inerentes à condução, ajudando a garantir que os nossos clientes permanecem dentro dos limites legais de velocidade.”

Cabe aos condutores activar o Limitador de Velocidade Inteligente através dos comandos no volante, definindo a velocidade máxima do veículo. O sistema recorre, depois, a uma câmara montada no pára-brisas para monitorar os sinais de trânsito e quando o limite de velocidade é mais baixo do que a velocidade máxima estabelecida pelo utilizador, o ISL abranda o veículo conforme necessário. Quando o limite volta a aumentar, o sistema permite ao condutor acelerar até à velocidade programada, desde que este não exceda o limite de velocidade definido.

Ao longo dos últimos anos, a Ford tem vindo a introduzir diferentes tecnologias para que os seus modelos ajudem os condutores a estacionar, a permanecer na sua faixa de rodagem e a evitar acidentes a baixa velocidade.

O Limitador de Velocidade Inteligente combina, pela primeira vez, algumas das actuais tecnologias da Ford, como o Limitador de Velocidade Ajustável e Reconhecimento de Sinais de Trânsito, sistemas que estão já disponíveis em modelos como o Focus, o novo Mondeo e o SUV Kuga.

Eficaz a velocidades entre os 30 e os 200 km/h, o Limitador de Velocidade Inteligente garante desacelerações suaves, restringindo o fluxo de combustível fornecido ao motor, em vez de aplicar os travões. Em pisos inclinados e sempre que se identifique que o veículo está a exceder a velocidade definida, é activado um alarme sonoro.

O Limitador de Velocidade Inteligente também comunica com o sistema de navegação do modelo para ajudar a manter, com precisão, a velocidade máxima apropriada quando são maiores as distâncias entre sinais com limites de velocidade, por exemplo, nas longas estradas regionais. Os condutores podem suspender temporariamente o sistema através de uma pressão firme no pedal do acelerador.

O novo S-MAX da Ford inclui outras avançadas tecnologias, nomeadamente o sistema de Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões, o qual pode detectar as pessoas à sua frente na estrada, ou que se possam cruzar á frente do veículo, aplicando automaticamente os travões caso o condutor não responda aos avisos.

“Na Ford não nos limitamos a fazer automóveis novos, também desenvolvemos tecnologias que possam tornar a condução mais segura, mais conveniente e, finalmente, ajudando a melhorar a mobilidade à escala mundial,” disse Pim van der Jagt, Líder Técnico Executivo, Pesquisa & Engenharia Avançada da Ford. “Sistemas inovadores como o Limitador de Velocidade Inteligente, o Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões e a Assistência ao Estacionamento estão a levar os benefícios das tecnologias autónomas a todos, de um modo acessível.”

Disponível para encomenda a partir de Abril, o S-MAX conta ainda com faróis dianteiros com Máximos Anti-encadeamento que ajudam a evitar o encandeamento de veículos que circulem à sua frente, no mesmo sentido de trânsito ou em sentido oposto, mantendo o máximo de iluminação para as restantes áreas circundantes. A Câmara de Dupla Visão Frontal facilita a aproximação a cruzamentos graças a uma câmara localizada na grelha.

 Limitador de Velocidade Inteligente
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.