Lisboetas passam três dias por ano presos no trânsito!

Published On 4 de Junho de 2014 | Curiosidades

transito 630x406 Lisboetas passam três dias por ano presos no trânsito!

TomTom (TOM2), líder mundial em tráfego, publicou hoje o seu 4.º índice de tráfego global anual. Em média, em todo o mundo, os condutores passam cerca de 8 dias úteis por ano presos no trânsito. Os lisboetas passam 74 horas no trânsito, cerca de 3 dias úteis.

O barómetro que apura o congestionamento das principais cidades de todo o mundo coloca Lisboa no 24.º lugar e o Porto no 44.º lugar, num ranking composto por 60 cidades. Em ambas as cidades os períodos mais congestionados são terça-feira de manhã e sexta-feira à tarde.

Esta situação cria um novo conjunto de desafios para as autoridades locais que procuram soluções para o crescente problema do tráfego.

“O congestionamento do tráfego não é nada de novo e continua a ser um desafio global. As respostas tradicionais aos engarrafamentos, como construir novas estradas ou alargar as já existentes, já não são eficazes. A informação de tráfego em tempo real pode ajudar os condutores a encontrar o atalho mais rápido para a sua deslocação e ajuda os governos a tomar decisões mais informadas para melhorar o fluxo do tráfego nas cidades,” comenta Harold Goddijn, CEO da TomTom.

Atalhos são na realidade mais longos
Os resultados do Índice de tráfego global anual revelaram que os atalhos que os condutores preferem para evitar os engarrafamentos são na realidade mais demorados, acrescentando 50% mais tempo às deslocações.

Os dados de tráfego da TomTom mostram que os engarrafamentos em estradas secundárias são piores que nas artérias principais. Na capital, as autoestradas registam 9% de nível de congestionamento, os restantes itinerários 27% e a média global de congestionamento estabelece-se nos 26%.

Top 10 das cidades mais congestionadas
O Índice de Tráfego é a única avaliação global de congestionamento de trânsito, pois compara os tempos de viagem durante as horas sem engarrafamentos com os tempos do pico de tráfego de veículos de passageiros. O Índice considera as estradas locais e as autoestradas. O top 10 das cidades mais congestionadas avaliadas pelo nível geral de congestionamento é o seguinte:

1 Moscovo 74%
2 Istambul 62%
3 Rio de Janeiro 55%
4 Cidade do México 54%
5 São Paulo 46%
6 Palermo 39%
7 Varsóvia 39%
8 Roma 37%
9 Los Angeles 36%
10 Dublin 35%

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.