
A PistonHeads nomeou o lendário Lotus Elise S1 como o “Melhor Carro Desportivo” dos últimos 25 anos, como parte das celebrações do seu 25º aniversário.
A comunidade apaixonada e conhecedora do PistonHeads juntou-se à equipa editorial especializada do PistonHeads para coroar o vencedor, com os “PHers” a votarem para determinar os melhores automóveis de desempenho do último quarto de século.
A equipa editorial do PistonHeads seleccionou o seu campeão a partir de uma lista restrita de carros de vencedores de categorias escolhidas pela comunidade do PistonHeads, incluindo Melhor Supercarro (Porsche Carrera GT), Melhor Berlina (BMW M5 E39), Melhor Carro de Dia de Pista (Caterham Seven 620R), Melhor Hot Hatch (Toyota GR Yaris) e Melhor Carro Desportivo (Lotus Elise S1). Cada subcategoria continha pelo menos 12 carros seleccionados pela equipa da PistonHeads.
O Elise dominou na categoria de Melhor Carro Desportivo, recebendo 27,06% dos mais de 10.000 votos da categoria – quase o dobro do número de votos do Porsche 911 (997) Carrera, que ficou em segundo lugar, e do Honda S2000, que ficou em terceiro lugar.
A jornada para determinar o Melhor Automóvel de Desempenho do último quarto de século começou no início do ano, e um total combinado de 33.935 votos foi lançado para determinar os vencedores da categoria, seguido pela equipa editorial da PistonHeads que testou os cinco vencedores durante dois dias consecutivos para decidir o vencedor geral.
O vencedor foi anunciado na Festa do 25º Aniversário do PistonHeads, com lotação esgotada, realizada no Bicester Heritage a 12 de agosto, com a presença de 6.500 entusiastas, onde se celebraram os melhores automóveis produzidos desde o lançamento do site em 1998.

Muitas vezes rotulado como “o carro que salvou a Lotus”, a versão original do Elise era alimentada por um motor Rover K-Series de 1,8 litros e 120 cv. Uma carroçaria inovadora em fibra de vidro montada num chassis de alumínio ultra-resistente resultou num automóvel incrivelmente leve, com apenas 725 kg, proporcionando uma experiência de condução totalmente única. O facto de ser relativamente acessível, com um preço inicial de apenas £18.995 quando foi lançado em 1996, fez dele um enorme sucesso de vendas para o fabricante de automóveis desportivos de Norfolk.
No entanto, o Elise enfrentou uma forte concorrência dos outros vencedores da categoria. O BMW M5 E39 (Melhor Berlina) é considerado por muitos como um dos maiores êxitos da marca, graças à sua mistura perfeita entre o desempenho de um automóvel moderno e a sensação analógica da velha guarda.
O Porsche Carrera GT, nomeado Melhor Supercarro, utilizou um V10 de 5,7 litros do carro de corrida LMP2000 Le Mans e ofereceu um desempenho fenomenal em pista, mas, de alguma forma, provou ser também um pacote amigo da estrada.
Combinando a famosa determinação da Caterham em ser ultra-leve com um motor sobrealimentado topo de gama, o Caterham Seven 620R arrecadou o prémio de Melhor Carro de Pista. O 620R debita uns brutais 580 cv por tonelada, proporcionando uma experiência de pista verdadeiramente inesquecível.
Por último, mas não menos importante, o Melhor Hot Hatch foi para o mais recente automóvel na lista de finalistas – o Toyota GR Yaris – um especial de homologação de rali que ganhou instantaneamente um estatuto lendário aquando da sua chegada em 2020.
- NOVO CENTRO DE PRODUÇÃO DO NOVO CITROËN C3 NA SÉRVIA - 22 de Abril de 2025
- A Broad Arrow apresenta os supercarros McLaren dos campeões mundiais de F1 Lewis Hamilton e Jenson Button no leilão Concorso d’Eleganza Villa d’Este - 22 de Abril de 2025
- O início de uma nova era: o Vision V permite vislumbrar um novo segmento de luxo - 22 de Abril de 2025