Lotus Elise Sprint – Menos de 800 kg de peso

Published On 22 de Março de 2017 | Novidades

A marca inglesa é conhecida pelos seus automóveis com grande enfase no comportamento dinâmico e no seu baixo peso, algo histórico, e que representa uma filosofia implementada pelo seu fundador Colin Chapman.

A versão base do Elise e por si só um automóvel bastante leve, com cerca de 838 kg, porém tanto para os especialistas da Lotus como para os entusiastas da marca, esse é um valor demasiado “alto”.

Esta nova versão, vem “corrigir” esse problema, uma vez que o Sprint é 40 kg mais leve, o que permite um total ligeiramente abaixo dos 800 kg (798kg).

As principais razões para este emagrecimento começam com uma bateria mais leve, totalmente produzida em Lítio e que permite uma redução de peso de quase 10 kg em relação a uma unidade convencional.

A carroçaria recebe painéis mais leves e a própria construção permite uma poupança significativa de 10 kg.

Dentro deste Elise a redução de peso continua, ainda que o interior de qualquer modelo da Lotus já seja por si só, muito espartano.

É possível ver as backets em carbono, mais leves quase 6 kg, assim como o uso extensivo de materiais em fibra de carbono que permitem também uma redução de 6kg. Outra peça mais leve é o seletor de mudanças que permite poupar mais 500 gramas…

Por fim a redução de peso é completada por um sistema de travagem mais leve, assim como a utilização de jantes especiais especificas que no total permitem uma redução na ordem dos 5kg.

A nível mecânico não existem alterações, o modelo Sprint continua a puder ser encomendado tanto com motor (de origem Toyota) 1.6 atmosférico ou 1.8 com compressor volumétrico.

A aceleração de 0 a 100 km/h com a unidade 1.6 é cumprida em 5,9 segundos e com o motor 1.8 compressor esse valor baixo para os 4,1 segundos.

Desconhecem-se para já os PVP deste modelo para o nosso país. Em Inglaterra este modelo será comercializado a partir de 37.500 libras.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.