Menu Fechar

Lotus Exige Sport 380 – A versão mais radical

 

5835a777ba6eb619268b5b49-1000

É um dos modelos mais velozes que a marca inglesa já produziu e será também um dos mais apetecíveis de conduzir, capaz de rivalizar com outros adversários do segmento dos desportivos.

Este modelo é uma clara evolução do modelo Exige Sport 350 lançado o ano passado. Tem como particularidades, ser mais leve, ter mais potência e uma aerodinâmica “refinada” em relação ao 350.

5835a776ba6eb69a018b5e91-1000

Sem dúvida que o nível de performances alcançado, torna este Lotus num supercarro com um preço de venda ao público relativamente “baixo” quando comparado com automóveis com as mesmas características.

Com um peso mínimo de 1066 kg, o que lhe permite alcançar uma relação peso/potência na ordem dos 352 cavalos por tonelada, este Exige consegue alcançar os 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

5835a776ba6eb66d268b5b7b-1000

Como referenciamos anteriormente, o aumento da carga aerodinâmica, permite que o Exige 380 tenha 140 kg de apoio a 286 km/h, ou seja, à sua velocidade máxima.

O chassis em alumínio alberga o motor V6 (Toyota) de 3,5 litros de capacidade que produz 375 cavalos às 6700 rpm e um binário máximo de 410 Nm às 5500 rpm.

66411_exige-sport-380-wheel-image_1024x691

A caixa de 6 velocidades é de acionamento manual e de série, em opção a Lotus disponibiliza caixa automática com o mesmo número de relações.

No interior é possível constatar as bonitas backets em fibra de carbono. Aliás a fibra de carbono está presente em abundância na carroçaria como é possível ver pelas fotos disponibilizadas.

Os pneumáticos são os Michelin Sport Cup 2, uma referência no segmento.

19503_exige-sport-380-hero-image_1024x606

A eletrónica está presente para os mais exigentes, com um programa a que a marca inglesa chama Dynamic Performance Management que permite ao condutor (ou piloto?) escolher entre dois modos de condução, o modo desportivo e o de corrida.

O preço base no Reino Unido começa nas 68.000 libras, cerca de 80.000 euros, consideravelmente menos que na Alemanha onde o preço base começa nos 90.000 euros. No nosso país é seguro afirmar que será mais, mas o valor ainda não é conhecido.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.