Menu Fechar

Lotus revela o Emeya, o seu primeiro hiper-GT

A Lotus apresentou hoje o Emeya, o primeiro hiper-GT de quatro portas da empresa, na cidade de Nova Iorque.

“Reunindo a nossa rica herança com um desempenho inteligente e as mais recentes tecnologias de ponta, estamos a ultrapassar os limites da aparência e do comportamento de um veículo elétrico de luxo – tornando-o verdadeiramente para os condutores”, afirmou Feng Qingfeng, CEO do Grupo Lotus.

O Emeya está a estabelecer uma nova referência para a forma como um Lotus se conduz e se sente, combinando os 75 anos de experiência da empresa em engenharia e design com as mais recentes inovações avançadas – proporcionando aos condutores um automóvel elétrico que é excitante de conduzir e tem um desempenho excecional.

Isto inclui características aerodinâmicas avançadas e activas, tais como a grelha dianteira ativa pioneira, o difusor traseiro e o spoiler traseiro. Tudo isto, combinado com um centro de gravidade baixo que a Lotus designa por “hiperstância”, aumenta a estabilidade durante a condução e estabelece um novo padrão no segmento GT em termos de excelência de condução e manuseamento.

O Emeya possui um sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente. Os seus avançados sensores a bordo sentem a estrada 1.000 vezes por segundo e ajustam automaticamente o veículo para garantir uma condução mais suave.

O modelo de especificação de topo do Emeya apresenta a configuração de motor duplo de alta potência da Lotus, que proporciona uma velocidade máxima superior a 250 km/h (155 mph) e pode acelerar dos 0-62 km/h (0-100 mph) em menos de 2,8 segundos, tornando-o num dos GT eléctricos mais rápidos do mundo.

Para dar confiança aos clientes onde quer que estejam a viajar, o desempenho do Emeya é complementado pelas capacidades de carregamento líderes de mercado da Lotus. Pode adicionar 93 milhas (150 km) de autonomia com aproximadamente cinco minutos de carga utilizando um carregador rápido de 350 kW DC, bem como aumentar a autonomia até 80% em 18 minutos.

O Emeya foi conscientemente concebido com materiais avançados e sustentáveis que também são obtidos de forma sustentável, para reduzir a sua pegada de carbono. Isto inclui um novo fio de luxo fabricado a partir de fibras reutilizadas da indústria da moda, bem como alumínio PVD, Alcantara, couro Nappa e PU Ultrafabrics.

Para garantir que todos os ocupantes possam desfrutar de uma experiência musical inigualável, o Emeya oferecerá um sistema de áudio verdadeiramente envolvente desenvolvido com a KEF. O sistema de colunas do Emeya elevará a audição de música a novos níveis. Inclui o premiado design de altifalante Uni-Q® da KEF e a caixa de subwoofer Uni-Core™ que poupa espaço, bem como som surround 3D Dolby Atmos – visto pela primeira vez num Lotus no Eletre Hyper-SUV.

“Este é um Lotus como nunca se viu antes. Baseámo-nos em tudo o que a Lotus alcançou até agora para criar um automóvel de desempenho de luxo para os condutores, concebido para inspirar confiança, entusiasmar com emoção crua e pura alegria – ligando-os à estrada”, afirmou Ben Payne, Vice-Presidente de Design do Grupo Lotus.

O Emeya reúne emoção e lógica, potência e precisão, e associa a força do ADN dos automóveis desportivos Lotus ao luxo e conforto das quatro portas. O nome Emeya foi escolhido para personificar a ambição e o compromisso que a Lotus tem para com este novo veículo.

O Emeya é um modelo emblemático da linha de veículos eléctricos de luxo da Lotus, que faz parte da visão da empresa de se tornar uma marca de desempenho global até 2028. Prevê-se que a produção tenha início em 2024.

A estreia global do automóvel teve lugar no coração da cidade de Nova Iorque, nos EUA, como parte de uma experiência imersiva de três dias da marca, que apresentou o passado, o presente e o futuro da Lotus no Studio Emeya.

A ativação ocupou quatro andares de um parque de estacionamento em Manhattan, convidando os participantes a participarem na viagem da Lotus e apresentando a sua rica herança e experiência. O evento proporcionou aos convidados um olhar exclusivo sobre a forma como o Emeya foi criado e a emoção evocada pela sua condução, antes de culminar com uma revelação imersiva do automóvel e uma festa no telhado, em que o DJ e apresentador de rádio Benji B animou o público enquanto este se aproximava do Emeya.

No quarto trimestre, serão divulgadas mais informações sobre a Emeya. Os pormenores sobre a disponibilidade no mercado e os preços serão anunciados numa data futura.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.