Menu Fechar

Mad Mike e Lanzante revelam o hipercarro de drift mais louco do mundo no Festival de Velocidade de Goodwood 2024

Tal como documentado nos últimos meses no canal do YouTube do Mad Mike, as equipas Lanzante e MadLab combinaram conhecimentos técnicos, experiência em engenharia e pensamento fora do comum. O resultado, fruto dos cérebros criativos de Dean Lanzante e Mike, que falaram no 2023 Festival of Speed Ball, significou que a equipa Lanzante (Reino Unido) construiu um McLaren personalizado único e, em seguida, deu à Mad Mike Motorsports (Nova Zelândia) 100 dias para cumprir a sua parte do projeto, com o apoio combinado da O’Gara Coach (EUA).

A Lanzante, liderada por Dean Lanzante, forneceu as bases para o projeto, recorrendo à vasta experiência e conhecimento do McLaren P1, acumulados ao longo da última década. Combinando um chassis de fibra de carbono McLaren inerentemente forte e versátil com a segurança adicional de uma gaiola de proteção aprovada pela FIA, a equipa digitalizou, desenvolveu, produziu e esculpiu o P1 GTR personalizado e a carroçaria do P1 LM desenvolvida pela Lanzante. Esta forma recém-formada foi esticada em todas as direcções, dando uma postura traseira muito mais agressiva, bem como arcos dianteiros mais largos para acomodar os ajustes de direção esperados, necessários para que Mike possa executar o seu estilo icónico de drifting. Com este trabalho concluído, a base para este derradeiro projeto único de hipercarro de drift estava pronta para Mike e a sua equipa de especialistas iniciarem a fase 2.

Com os prazos a aproximarem-se, todos os dias eram cruciais para o sucesso do projeto estar pronto para a revelação no dia de abertura do Festival de Velocidade. A partir da oficina Lanzante em Petersfield, o MadMac foi transportado por via aérea para o MadLab em Hampton Downs, na Nova Zelândia, a 16.000 quilómetros de distância, com 100 dias até à marcação do voo de regresso ao Reino Unido.

À chegada, a equipa não perdeu tempo, mas a especificação final estava longe de estar determinada. Era a primeira vez que Mike se aproximava da construção única do Lanzante e, embora as ideias tivessem sido conceptualizadas, os planos exactos para a construção final só foram desenvolvidos à medida que aprendiam mais sobre o que podia ser feito. Isto incluía a transição de um carro de pista optimizado aerodinamicamente e com elevada força descendente para um carro que pudesse fazer drift no estilo pelo qual Mad Mike é conhecido.

À medida que o desmantelamento do projeto MadMac começava e as ideias fluíam, a equipa chegou a um momento crucial, quando analisou a forma de construir verdadeiramente o hipercarro de drift mais “selvagem” do mundo e a melhor forma de extrair o desempenho necessário que pretendiam do veículo. Originalmente equipado com um V8 twin-turbo de 3,8 litros, a equipa tomou a decisão ousada de “seguir o que está no ADN de Mike”, procurando formas de gerar os desejados 1.000 cv e o estilo caraterístico de Mike, a partir de um motor que compreendiam. O resultado? Um motor turbo 20B de três rotores em tarugo, personalizado e construído pelo MadLab, instalado no coração do chassis de fibra de carbono do McLaren.

Mad Mike tornou-se conhecido pelos motores rotativos em quase todas as suas construções de drift, mas MadMac levou isto para o nível seguinte. Com a transmissão original do McLaren retida, o engenho e a engenharia foram novamente levados ao limite, uma vez que a equipa trabalhou rapidamente para conceber, criar e instalar uma caixa de transferência personalizada para ligar o motor rotativo que cospe chamas à caixa de velocidades sequencial de fábrica. Para além disto, os 100 dias foram optimizados para fazer uma lista de outras melhorias. Suspensões personalizadas, uma cremalheira de direção para proporcionar uma maior rotação da direção necessária para o drifting, conceção de jantes personalizadas, instalação de uma ECU e painel de instrumentos Haltech personalizados para garantir o controlo total, transferência das mudanças de velocidades com patilhas montadas no volante ao estilo GT3 para uma alavanca de velocidades modificada ao estilo dos jogos, instalação de um travão de mão hidráulico e uma viagem ao Japão para trabalhar com o lendário designer de carroçarias Rocket Bunny para melhorar e realçar as linhas esculpidas da carroçaria do P1 GTR. Depois de tudo isto – e muito mais – ter sido implementado, Mad Mike prendeu o cinto e levou o MadMac a passear pelo Hampton Downs Motorsports Park.

Com a continuação do trabalho de desenvolvimento após muitos shakedowns privados e dias de testes, a equipa utilizou todos os últimos minutos disponíveis, antes de se despedir do seu último modelo no aeroporto de Auckland. O MadMac foi embarcado num voo e transportado de volta a Inglaterra para uma equipa Lanzante que o aguardava ansiosamente.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.