Mais down days na Autoeuropa

Published On 16 de Janeiro de 2013 | Geral

Autoeuropa

A administração da Autoeuropa agendou mais nove dias sem produção até ao próximo dia 1 de Março. Face à quebra de produção, a fábrica portuguesa da Volkswagen pôs em marcha os mecanismos de flexibilidade com os dias de não produção, para fazer face à menor produção e procura de veículos.

Em 2012, a Autoeuropa esteve parada durante 44 dias, mais 22 do que os previstos no acordo da empresa. Entretanto a empresa reduziu a sua produção diária de 625 para 550 carros por dia. Um número previsto para este trimestre, mas que ainda pode baixar mais, se a procura não aumentar.

Está previsto que a fábrica de Palmela pare a produção nos dias 18, 25 e 28 de Janeiro, 8, 11, 13, 22 e 28 de Fevereiro e 1 de Março.

Em 2012, os “down days” na Autoeuropa totalizaram 44, mais 22 dias do que o que estava previsto no acordo da empresa.

A crise no mercado automóvel europeu, e a consequente quebra de vendas, a que se junta a diminuição de produção do Eos, em fim de vida, são os principais motivos para que o número de “down days” definido no acordo de empresa tenha sido ultrapassado no ano passado.

Em 2012, a fábrica de Palmela produziu 112.550 veículos, o que corresponde a uma quebra de 15,4% em relação à produção de 2011.

Assim, tanto a administração como a comissão de trabalhadores anseiam por uma decisão da Volkswagen na Alemanha e que possa destinar o fabrico de um novo modelo automóvel a Palmela.

Entretanto, no parque Industrial há empresas fornecedoras que não estão a conseguir reagir à quebra de produção na Autoeuropa. A Faureccia é uma delas e anunciou hoje a redução do efectivo em 69 trabalhadores, ainda assim menos do que os 92 inicialmente previstos.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.