Mais down days na Autoeuropa
A administração da Autoeuropa agendou mais nove dias sem produção até ao próximo dia 1 de Março. Face à quebra de produção, a fábrica portuguesa da Volkswagen pôs em marcha os mecanismos de flexibilidade com os dias de não produção, para fazer face à menor produção e procura de veículos.
Em 2012, a Autoeuropa esteve parada durante 44 dias, mais 22 do que os previstos no acordo da empresa. Entretanto a empresa reduziu a sua produção diária de 625 para 550 carros por dia. Um número previsto para este trimestre, mas que ainda pode baixar mais, se a procura não aumentar.
Está previsto que a fábrica de Palmela pare a produção nos dias 18, 25 e 28 de Janeiro, 8, 11, 13, 22 e 28 de Fevereiro e 1 de Março.
Em 2012, os “down days” na Autoeuropa totalizaram 44, mais 22 dias do que o que estava previsto no acordo da empresa.
A crise no mercado automóvel europeu, e a consequente quebra de vendas, a que se junta a diminuição de produção do Eos, em fim de vida, são os principais motivos para que o número de “down days” definido no acordo de empresa tenha sido ultrapassado no ano passado.
Em 2012, a fábrica de Palmela produziu 112.550 veículos, o que corresponde a uma quebra de 15,4% em relação à produção de 2011.
Assim, tanto a administração como a comissão de trabalhadores anseiam por uma decisão da Volkswagen na Alemanha e que possa destinar o fabrico de um novo modelo automóvel a Palmela.
Entretanto, no parque Industrial há empresas fornecedoras que não estão a conseguir reagir à quebra de produção na Autoeuropa. A Faureccia é uma delas e anunciou hoje a redução do efectivo em 69 trabalhadores, ainda assim menos do que os 92 inicialmente previstos.
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