
A Volkswagen R apresenta este mês os seus modelos Golf mais potentes: o novo Golf R2 e o novo Golf R Variant2. Para além da performance excecional, os novos modelos Golf R também impressionam visualmente: um dos destaques é a nova jante forjada Warmenau de 19 polegadas disponível como opção.
Estabilidade e harmonia entre aparência e construção leve. A inovadora jante forjada foi desenvolvida pela Volkswagen R em colaboração com a Volkswagen Design e pode ser encomendada como opção para todos os novos modelos Golf R. Com um peso de apenas oito quilogramas por jante, as jantes são cerca de 20% mais leves do que as jantes de liga leve comparáveis – o que reduz as massas não suspensas e garante um comportamento perfeito. “O ambicioso objetivo de peso representou um grande desafio para nós, uma vez que a estabilidade estrutural da jante é fundamental. Foram necessários meses e muitas iterações e simulações para encontrar o equilíbrio correto entre resistência e peso”, explica Ranbir Kalha, designer da Volkswagen.
O design permite uma performance superior. No centro do design da jante estão dez retângulos sobrepostos. “Experimentámos diferentes proporções para fazer com que a roda pareça tão grande quanto possível”, diz Kalha. A estabilidade e a resistência ao desgaste foram melhoradas com um rácio de abertura muito grande de 71%. Isto permite que os travões sejam arrefecidos de forma ainda mais eficaz, reduzindo, assim, o stress térmico, especialmente em pista.
Volkswagen R nos seus genes. A jante Warmenau – cujo nome deriva da sede da Volkswagen R na aldeia de Warmenau, nos arredores de Wolfsburg – está disponível em preto ou cinzento-escuro com um acabamento em corte de diamante (também com pneus 235/35). O design da nova jante de elevada performance é inspirado nas jantes dos primeiros modelos desportivos Golf R32.

Volkswagen R. A marca de performance premium da Volkswagen é responsável pelos veículos mais desportivos que complementam a gama de produtos. Com mais de 35.000 veículos produzidos, o ano de 2023 foi um ano recorde para a Volkswagen R. Desde 2002 foram entregues mais de 300.000 modelos R. A Volkswagen R está agora a realinhar-se para o futuro: com base nos quatro pilares de performance, design, inovação e qualidade, a gama será acompanhada gradualmente de uma mudança para modelos R totalmente elétricos até 2030. A Volkswagen R foi fundada em 2002 como Volkswagen Individual GmbH. Desde 2020, o departamento é uma unidade de negócios separada dentro da marca Volkswagen. O R do nome continua a simbolizar a paixão pelo desporto automóvel e pelas corridas até aos dias de hoje.
A estreia mundial dos novos Golf R – nas carroçarias fastback e carrinha – e da jante Warmenau terá lugar a 26 de junho.
1 – Equipamento opcional
2 – Modelos que irão chegar brevemente aos mercados
- Renault 4 Savane 4×4 Concept estreia-se no mundo em Roland-Garros 2025 - 16 de Maio de 2025
- O galês Elfyn Evans começou da melhor forma a 58.ª edição do Vodafone Rally de Portugal - 15 de Maio de 2025
- O letão Mārtiņs Sesks foi o mais rápido no shakedown do Vodafone Rally de Portugal. Diogo Salvi foi o melhor português com o 16º tempo. - 15 de Maio de 2025