A Porsche realizou uma renovação fundamental à terceira geração do Cayenne com alterações profundas nas motorizações, chassis, design e equipamento. Isto não só ampliou a performance, tanto em estrada como em todo-o-terreno, mas também o luxuoso conforto quotidiano.
- Uma atualização profunda
- Porsche Driver Experience: novo conceito de controlo e visualização digital
- Design exterior expressivo com mudanças radicais
- Inovadores faróis em LED HD Matrix
- Chassis otimizado com nova suspensão de duas válvulas
- Mais potência em todas as motorizações
Estugarda. A Porsche aprimorou o bem-sucedido SUV de luxo. O novo Cayenne estreia um conceito de controlo e visualização altamente digital, nova tecnologia de chassis e inovações tecnológicas. “É uma das atualizações de produto mais extensas da história da Porsche”, diz Michael Schätzle, Vice President Product Line Cayenne. Os faróis em LED HD Matrix garantem a iluminação da estrada adaptada a cada situação de condução, um sistema de qualidade de ar filtra as partículas poluentes no interior e, pela primeira vez no Cayenne, o passageiro dianteiro tem o seu próprio ecrã de infotainment – para, por exemplo, transmissão de vídeos durante uma viagem. Com o design amplamente melhorado e um aumento de potência na gama de motores, o Cayenne sublinha a intensão de ser o modelo mais desportivo do seu segmento.
Digital e orientado para o condutor: Porsche Driver Experience
A Porsche integrou um conceito de controlo e visualização completamente revisto no novo Cayenne. O novo Porsche Driver Experience, estreado no Porsche Taycan, é focado no condutor. As funções que o condutor utiliza com mais frequência estão localizadas no volante ou imediatamente ao lado do mesmo. Por exemplo, a alavanca localizada à esquerda, atrás do volante, tem agora funções adicionais para os sistemas de assistência ao condutor. No novo Cayenne, o seletor da caixa de velocidades automática passa para o tablier. Desta forma, é criado espaço na nova consola central para compartimentos de arrumação e um grande painel de controlo do ar condicionado com design elegante em Preto. Controlos de grandes dimensões e facilmente acessíveis, combinados com comandos mecânicos do ar condicionado e controlo de volume háptico, garantem uma operação otimizada e um visual refinado. Uma característica chave do novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.
O habitáculo redesenhado do Cayenne apresenta, pela primeira vez, um painel de instrumentos totalmente digital com 12,6 polegadas com design curvo e opções de visualização variáveis. Como opcional, está disponível um head-up display aprimorado. O ecrã central de 12,3 polegadas do Porsche Communication Management (PCM) está harmoniosamente integrado no novo tablier e permite aceder a todas as funções relevantes do veículo. São também fornecidas aplicações como Spotify® e Apple Music® para otimizar a conectividade do novo Cayenne. Igualmente em estreia no modelo é a possibilidade de ter um ecrã com 10,9 polegadas no lado do passageiro dianteiro. Este último enriquece a experiência do passageiro dianteiro ao exibir dados de performance, fornecer acesso separado aos controlos do sistema de infotainment e, dependendo do mercado, a opção de streaming de vídeo em andamento. Uma película especial assegura que o condutor não possa ver o ecrã.
Design refinado, tecnologia de iluminação inovadora
Agora, o novo Cayenne tem uma aparência particularmente expressiva. Uma nova dianteira com guarda-lamas mais arqueados, um novo capot e faróis tecnicamente apelativos realçam a largura do veículo. As luzes traseiras tridimensionais, superfície visualmente limpa abaixo e um novo para-choques traseiro, com suporte de matrícula integrado, caracterizam o design da traseira do novo Cayenne. A gama de cores foi alargada com três novas opções, Pacotes Desportivos de Baixo Peso reduzem até 33 kg no Cayenne Coupé e uma nova gama de jantes de 20, 21 e 22 polegadas permitem configurar o Cayenne de forma ainda mais individual e dinâmica.
No novo Cayenne, os faróis em LED Matrix passam a ser de série. Disponíveis como opcional surgem os novos faróis em LED HD Matrix. Com dois módulos de altadefinição e mais de 32.000 pixels por ótica, a tecnologia inovadora deteta os outros utilizadores da estrada e reduz a luz dos máximos com precisão de pixel para não ofuscar. A luminosidade dos módulos pode ser regulada em mais de 1.000 ajustes, mediante a situação de condução. Os modos de iluminação personalizados aumentam a segurança e conforto em diferentes situações de condução.
A Porsche introduziu também no novo Cayenne um sistema de qualidade de ar. De série, o veículo utiliza dados de navegação preditivos para detetar a aproximação de túneis e ativa de forma automática a recirculação do ar. Como opção, é possível incluir um sensor que deteta o nível de partículas finas de poeira no ar e, caso necessário, faz esse mesmo ar passar múltiplas vezes pelo filtro de poeiras finas. Para além disso, um ionizador remove muitos germes e poluentes do ar, o que é particularmente benéfico para quem sofre de alergias.
Em adição, os clientes podem utilizar uma gama abrangente de novos e melhorados sistemas de assistência. Estes incluem o limitador de velocidade ativo e o assistente de manobra de emergência, o assistente de curva e o Porsche InnoDrive melhorado como parte do cruise control adaptativo. Isto significa que o novo Cayenne melhorou ainda mais a capacidade de assistência ao condutor em situações de perigo, bem como em situações de trânsito congestionado em autoestradas e estradas principais.
Aumento da distância entre conforto e performance
O novo Porsche Cayenne sai agora da fábrica com suspensão de molas de aço, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de duas válvulas, que tem fases separadas de ressalto e compressão, permite uma performance otimizada em todas as situações de condução. Em particular, o conforto a baixa velocidade, a condução em curvas dinâmicas e o suporte às oscilações foram visivelmente melhorados. A experiência de condução pode ser ainda mais aperfeiçoada com a nova suspensão pneumática adaptativa com duas câmaras e duas válvulas. Isto melhora a experiência de condução devido à suspensão suave, que estabiliza o veículo e simplifica a condução tanto em estrada como em offroad – comparativamente com a suspensão de série e com o antecessor. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática adaptativa reforça a precisão e a performance e reduz a transferência de massas em situações de condução dinâmica. A suspensão também oferece uma diferenciação ainda mais acentuada entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus.
Híbridos mais potentes e com até 90 km de autonomia elétrica
Na Europa, o novo Cayenne é apresentado com três motorizações. O refinamento profundo do motor V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche, substitui o motor V6 no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 349 kW (474 CV) e um binário de 600 Nm – mais 25 kW (34 CV) e 50 Nm do que o antecessor – tanto o SUV como o SUV Coupé conseguem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 273 km/h. A versão de entrada na gama Cayenne está equipada com o motor V6 de 3.0 litros turbo otimizado. Agora, debita 260 kW (353 CV) e 500 Nm de binário, um acréscimo de 10 kW (13 CV) e 50 Nm.
O motor de seis cilindros serve também como base para a motorização do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico, que ganhou 30 kW para um novo máximo de 130 kW (176 CV), a potência combinada aumenta para 346 kW (470 CV). Equipado com uma bateria com capacidade aumentada dos 17,9 kWh para os 25,9 kWh, é agora possível, mediante o nível de equipamento, conseguir uma autonomia elétrica de até 90 quilómetros (WLTP). Um novo carregador de bordo de 11 kW reduz o tempo de carregamento numa fonte de energia apropriada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria. Durante a viagem, os modos de condução e-hybrid aumentam a eficiência do veículo.
Fora da União Europeia, o Turbo GT ainda é o topo de gama em vários mercados da Porsche. Está disponível em exclusivo na variante Coupé e beneficia de todas as melhorias e inovações da restante gama. De referir também que o motor V8 de 4.0 litros biturbo teve um aumento de potência. De facto, o Turbo GT debita agora mais 14 kW (19 CV), para um novo máximo de 485 kW (659 CV). O Cayenne Turbo GT acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h.
Equipamento de série alargado
O equipamento de série do Cayenne foi significativamente alargado ao incluir, por exemplo, faróis em LED Matrix, Porsche Active Suspension Management, jantes de 20 polegadas, ParkAssist à frente e atrás incluindo câmara de marcha-atrás, e carregamento por indução do smartphone com até 15 watts. Em Portugal, o preço do novo Cayenne começa nos 124.360 € (128.361 € na variante Coupé). Já as versões Cayenne E-Hybrid começam nos 112.197 € (115.272 € na variante Coupé), enquanto o preço do Cayenne S começa nos 159.750 € (165.121 € na variante Coupé). O novo Porsche Cayenne já está disponível para encomenda, com o início das entregas na Europa previstas para julho de 2023.
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