MANIFESTO: O LABORATÓRIO VIVO DA DACIA

Published On 19 de Setembro de 2022 | Concept cars, Notícias

Com o Concept MANIFESTO, a marca reafirma, enfaticamente, a sua inigualável visão de um automóvel essencial, refrescante, robusto, acessível e ambientalmente eficiente. O Concept MANIFESTO é uma plataforma de ensaio para ideias e um automóvel que está ligado à natureza, amigo do ambiente e repleto de inovações, algumas das quais estarão disponíveis em futuros automóveis da gama Dacia.

O Concept MANIFESTO não é um futuro modelo: é uma declaração sobre o objetivo da marca de estar ao lado dos clientes, à medida que estes se interessam, cada vez mais, por atividades ao ar livre, enquanto expande os valores e as qualidades que construíram a história de sucesso dos automóveis Dacia. Com este concept-car, a Dacia dá um passo em frente, ao propor um automóvel que pode ser utilizado para tarefas mais específicas, tais como a proteção de ambientes naturais ou prestar assistência a caminhantes.   

 ESSENcial, mas com estilo 

O Concept MANIFESTO redefine o essencial, para proporcionar uma experiência cada vez mais simples e genuína. Não há filtros entre os passageiros e o ambiente – sem portas, sem janelas, sem para-brisas. Está imerso na natureza. E, quando se está a desfrutar de atividades ao ar livre, não há nada tão conveniente como uma superfície de trabalho que sirva uma variedade de propósitos, em vez de uma tampa da mala. 

Os passageiros também podem estar próximos da natureza e, ao mesmo tempo, permanecer ligados aos serviços disponíveis no smartphone: A abordagem simples, eficaz e económica do dispositivo “Bring-Your-Own-Device” da Dacia torna possível integrar um smartphone no painel de instrumentos e no computador de bordo. Este sistema já está disponível em vários modelos da marca e irá evoluir ainda mais no futuro. 

O Concept MANIFESTO também estreia outro avanço que será incorporado em modelos futuros: YouClip, um sistema muito simples para assegurar uma variedade de acessórios práticos e modulares. 

Por último, e porque por vezes o que é cool e útil na Dacia se sobrepõem, o único farol – porquê usar dois se um único fornece toda a luz de que se necessita? – pode ser destacado para ser usado como uma poderosa lanterna!

ROBUSTO E ORIENTADO PARA ATIVIDADES AO AR LIVRE 

Os automóveis da Dacia são reconhecidos por serem robustos e fiáveis. Os Duster, Jogger e Sandero Stepway, por exemplo, destacam-se como automóveis com os quais os clientes podem contar para as atividades ao ar livre. O Concept MANIFESTO leva os limites ainda mais longe, transformando um automóvel num meio de ligação entre as pessoas e a natureza. 

O Concept MANIFESTO Concept reúne todos os atributos distintivos de um todo-o-terreno, incluindo tração às 4 rodas, uma altura ao solo muito generosa, jantes grandes e uma carroçaria construída para resistir aos terrenos mais duros

O Concept MANIFESTO é completamente à prova de água: pode limpar o interior com recurso a um jato de água. 

As coberturas removíveis dos bancos, em segundos, podem ser transformadas em úteis sacos-cama. 

As barras de tejadilho podem transportar todo o tipo de cargas, uma vez que as barras de suporte podem mudar para uma variedade de configurações. (A Dacia já está acima da concorrência com as inovadoras barras de tejadilho modulares do Sandero Stepway e do Jogger, e que chegarão em breve ao Duster).

Uma bateria dedicada e amovível fornece energia através de uma tomada doméstica, transformando o Concept MANIFESTO numa fonte de energia para quaisquer atividades ao ar livre que o exijam.

ECO-SMART 

Com o Concept MANIFESTO, a marca apresenta a sua visão para um automóvel com uma pegada ambiental mínima. Por ser compacto e leve, consome menos energia. Esta procura de eficiência remonta a um longo caminho na gama Dacia – o Jogger, por exemplo, é 300 kg mais leve do que os seus rivais. 

Uma grande parte da carroçaria do Concept MANIFESTO é construída com plástico reciclado, materiais feitos a partir de polímeros usados processados, com um acabamento tipo “salpicado”, denominado Starkle®. O interior também está equipado com materiais naturais, como a cortiça que cobre o tablier. E, como nos últimos modelos Dacia, os cromados decorativos desapareceram. 

Os pneus airless (sem ar) do concept são outra característica inovadora, uma vez que visam o respeito pelo ambiente, assim como a poupança económica. O princípio subjacente é a durabilidade: estes pneus são à prova de furo e duram tanto tempo como o automóvel. 

“Na Dacia, gostamos de manter as coisas reais. À medida que fomos desenvolvendo e explorando novas ideias, sentimos que precisávamos de as empurrar para além das simulações 3D e ver como elas são na vida real! Além de ser um objeto de design, o Concept MANIFESTO encapsula a nossa visão e combina uma vasta gama de inovações – algumas envolvem implementação extrema, mas ainda são acessíveis para os clientes. Iremos utilizar alguns destes elementos em futuros modelos da Dacia”. 

David Durand, Diretor de Design da Dacia

“Queremos construir uma gama de produtos que reforce a nossa promessa como marca, concentrando-nos no essencial e adaptando os nossos automóveis para as atividades ao ar livre. Para além dos nossos modelos, estamos também a trabalhar em características inovadoras que vão ainda mais ao encontro das necessidades e estilos de vida dos nossos clientes. O Concept MANIFESTO é um “laboratório” para experimentar e simular novas ideias. A versão que podem ver hoje continuará a evoluir à medida que continuaremos a explorar! Por isso, não perca os próximos modelos: que serão cada vez mais inteligentes, mais adaptados às atividades ao ar livre e cada vez mais Dacia”! 

Lionel Jaillet, Diretor de Desempenho de Produto

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.