Menu Fechar

MASERATI 3500GT, RESTAURADO PELO CARROÇADOR TOURING SUPERLEGGERA, BRILHA NO RÉTROMOBILE 2025

Um extraordinário exemplar de um Maserati 3500GT – restaurado pelo carroçador Touring Superleggera, com o apoio do departamento Maserati Classiche da Casa do Tridente, que fornece a Certificação de Restauro e o respetivo Certificado de Autenticidade, – está em destaque no Rétromobile 2025.

Maserati 3500GT em exibição no salão francês é um exemplar particular de 1959, originalmente destinado ao mercado da Califórnia, e com um extraordinário legado, tendo sido propriedade da família Dodge durante décadas. O automóvel foi agora finamente restaurado, num verdadeiro tributo ao espírito italiano. Este exemplar único conta com todos os componentes funcionais originais, tendo a continuidade histórica comprovada do veículo sido cuidadosamente mantida, garantindo uma identificação única e autêntica.

Totalmente restaurado nas instalações da Touring Superleggera, este emblemático gran turismo foi meticulosamente restaurado de acordo com o seu esplendor original pelo conceituado carroçador de Milão, com suporte técnico e documental da Maserati Classiche.

O Serviço de Assistência ao Restauro verificou e validou cada componente do veículo, incluindo o chassis, o motor e o seu compartimento, e a transmissão, e também avaliou as condições da suspensão, dos travões, das rodas e dos pneus. A carroçaria, o interior e o exterior, assim como as cores e os materiais, foram inspecionados e autenticados, bem como o sistema elétrico e todos os acessórios.

Simultaneamente, foram reconhecidos o excecional trabalho artesanal e o valor incorporado nos serviços de restauro da Touring Superleggera.

No final deste processo, o 3500GT recebeu o Certificado de Autenticidade da Maserati Classiche, após ter passado por mais de 300 verificações técnicas comparadas com o Arquivo Histórico, para garantir a sua conformidade com os desenhos originais.

Programa Maserati Classiche

Por meio das atividades do programa Maserati Classiche, o departamento da Casa do Tridente protege e promove a preservação e a originalidade do seu património automóvel com um serviço exclusivo, dedicado aos clientes e colecionadores da marca, incluindo um processo de Certificação de Autenticidade.

O processo de certificação é garantido por uma comissão de especialistas, e envolve automóveis Maserati com mais de 20 anos, bem como séries especiais, incluindo as do passado recente, como as séries limitadas do MC12 ou do Quattroporte. Também está incluída no programa a possibilidade de realizar a manutenção do veículo, assim como um serviço de Car Detailing sob pedido, realizado internamente.

Trabalhando ao lado de colecionadores e clientes, o programa oferece um serviço para apoiar a preservação dos automóveis, e o restauro de cada detalhe de acordo com o original.

Um plano de assistência específico permite que proprietários de automóveis Clássicos, Youngtimers e Especiais sejam seguidos em várias operações de manutenção ou restauro. As principais tarefas da Maserati Classiche também incluem o fabrico de peças de reposição que já não estão disponíveis no mercado, seguindo as diretrizes dos desenhos originais, utilizando as melhores tecnologias atualmente disponíveis, e melhorando a fiabilidade e a funcionalidade das peças sem alterar a sua aparência.

Maserati 3500GT (1957/1964)

O Maserati 3500GT é um modelo importante para a Casa do Tridente, dado ter sido o primeiro automóvel de estrada a ser produzido em grande escala.

A criatividade da Carrozzeria Touring deu origem às elegantes formas da carroçaria, fabricada em alumínio, e ligada a um chassis tubular (patente Superleggera).

Carroçaria baixa e de linhas suaves, secção dianteira simples, para-choques cromado, construção em alumínio com tecnologia Superleggera, que limitou o peso a 1300 kg, representam as características para a definição perfeita do estilo italiano gran turismo.

O motor de seis cilindros era derivado do carro de corridas 350S, de 1956, e disponibilizava excelente binário a baixo regime. Em 1961, os carburadores triplos Weber foram substituídos pelo sistema de injeção de combustível Lucas, aumentando a potência para 235 cv (3500GTI). A caixa de velocidades de quatro relações (cinco a partir de 1960) era fabricada pela ZF, enquanto outros componentes eram aprovisionados pelos melhores fornecedores da época. A partir de 1959, os travões de discos dianteiros passaram a estar disponíveis como opção.

No mesmo ano, juntou-se ao coupé uma versão spider, construída a partir de um projeto de Giovanni Michelotti.

Salon Rétromobile 2025

Completando a participação da Maserati no Rétromobile 2025, além do Maserati 3500GT presente no stand da Touring Superleggera (Stand K-068, Pavilhão 1), haverá espaço para três automóveis de grande prestígio da Marca do Tridente, expostos no stand do concessionário Maserati Schumacher Paris (Stand B062, Pavilhão 2): o glorioso MC12 Corsa Blu Victory, o novo GT2 Stradale, e um exclusivo MC20 Cielo Blu Victory.

O Rétromobile, o principal salão internacional de automóveis clássicos, tem lugar de 4 a 9 de fevereiro de 2025, nos espaços de exposição da Porte de Versailles em Paris.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.