Mais um grande passo em frente na estratégia da Maserati nos desportos motorizados: o MC20 – concebido, desde os seus primeiros estágios de desenvolvimento, para trazer a marca do Tridente de regresso às competições destinadas a automóveis com as rodas “tapadas” – será protagonista no Campeonato Fanatec GT2 European Series, fazendo a sua estreia em 2023.
A Maserati irá disponibilizar aos seus clientes e equipas o MC20 GT2.
O MC20 GT2 tem por base a versão de estrada, da qual herda as suas especificações referenciais para a classe. Nas mesmas se incluindo o inovador motor Nettuno com a nova tecnologia Maserati Twin Combustion (MTC), a suspensão por triângulos sobrepostos com eixo de direção semi-virtual, e a monocoque em fibra de carbono.
O regresso da Maserati aos circuitos nas corridas de GT representa a ligação ideal entre a nova era da marca e as vitórias alcançadas pelo frequentemente vitorioso MC12 nos campeonatos FIA GT, entre 2004 a 2010.
Especificamente, para sublinhar a ligação entre o MC12 e o MC20, nas 24 Horas de Spa – vencidas três vezes pelo MC12 (em 2005, 2006 e 2008) –, a Maserati inaugura a nova era da Maserati Corse com uma experiência dedicada aos gloriosos marcos da sua história desportiva.
Nas palavras de Davide Grasso, CEO da Maserati: “Somos conduzidos pela nossa paixão, tanto na estrada como em pista. Contamos com uma longa história, de excelência mundial, no desporto automóvel, e estamos extremamente orgulhosos de competir com o extraordinário MC20. A competição foi sempre o habitat natural da Maserati, e, agora, tanto no Campeonato Fanatec GT2 European Series, como no Campeonato de Fórmula E, esta marca protagoniza um novo arranque, fundado nas suas raízes para construir o futuro”.
Jean-Marc Finot, Senior VP, STELLANTIS Motorsport, declarou: “Com o MC20 GT2, a Maserati Corse estabelece a ligação perfeita entre o programa de Fórmula E de fábrica e os nossos automóveis estrada. Este novo passo é mais uma confirmação do legado e da legitimidade da Maserati do desporto automóvel. O MC20 é um fantástico automóvel homologado para circular em estrada. Estamos muito contentes que os nossos apaixonados clientes possam fazê-lo competir”.
Maserati GT2 – Especificações e caraterísticas téchicas
Veículo
- Automóvel de competição monoposto não homologado para utilização em estrada
- Design Maserati Centro Stile
- Largura/Altura (mm) 2020* x 1220*
- Peso a seco a ser determinado no BoP
Conforme os requisitos da FIA
- Depósito de combustível de 120 litros FT3 homologated pela FIA
- Extintor de incêndio segundo especificações FIA
Motor
- Maserati Nettuno
- V6 a 90° biturbo
- 3000 cc
- Potência máxima a ser determinada no BoP (motor base de 630 cv em desenvolvimento)
- Maserati Twin Combustion (MTC) Twin Spark com duplo controlo da combustão TJI
- Cárter seco
Tração/transmissão
- Tração traseira, caixa de velocidades sequencial de competição de 6 relações com patilhas no volante
- Embraiagem de competição e diferencial traseiro autoblocante mecânico
Carroçaria
- Carroçaria Racing Kit MC20 GT2
- Aerodinâmica de alto desempenho
- Asa traseira multi-regulável
- Elevada downforce
- Luzes dianteiras por LED
- Luz de chuva aprovada pela FIA
- Vidros dianteiro e laterais em Lexan
Chassis
- Monocoque central em fibra de carbono ultraleve
- Célula de segurança anti-capotamento homologada pela FIA
- 3/4 macacos pneumáticos a bordo
Travões
- Pinças de competição e discos de competição ventilados
- Sistema de arrefecimento dos travões feito sob medida
Jantes
- Sistema de arrefecimento dos travões feito sob medido
- Fixação central
- Pneus slick
Suspensão
- Triângulos sobrepostos com eixo de direção semi-virtual
- Amortecedores de competição reguláveis
- Barras estabilizadoras dianteira e traseira ajustáveis
Interior
- Pedaleira de competição regulável
- Coluna de direção ajustável
- Cinto de segurança de competição de 6 pontos
- Volante multifunções em fibra de carbono
- Câmara de visão traseira (opcional)
- Câmara a bordo para gravação de vídeo (opcional)
- Painel de controlo e sistema de aquisição de dados
- Monitor de otimização da performance de condução (opcional)
- Ar condicionado
- Sistema de monitorização da pressão dos pneus (opcional)
- ABS e controlo de tração de competição reguláveis
* Sujeito a alterações no decurso do desenvolvimento do veículo.
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