Menu Fechar

Maserati Quattroporte Q4

maserati quattroporte

A Maserati exibiu duas grandes novidades no Salão Automóvel de Genebra, sendo a principal o novo Quattroporte Q4. Esta nova versão, a 6ª na história do modelo, está equipada com um sistema de tracção integral. Para além disso a marca italiana apresentou dois novos níveis de equipamento para este emblemático modelo.

Assim o Quattroporte será comercializado com três níveis de equipamento, que serão facilmente identificáveis pelas siglas S, S Q4 e GTS. O novo motor de seis cilindros em V e 3,0 litros de capacidade, com 410 cavalos de potência equipará tanto a versão S como o S Q4, e a única diferença entre ambos é o facto de o Q4 usar tracção integral e o S ser um “tracção traseira”.

No caso do GTS, a versão mais desportiva e potente gama, que usa um motor V8 com 3,8 litros de capacidade com 530 cavalos de potência, 649 Nm de binário, este envia a potência ao solo exclusivamente às rodas traseiras. Como no passado ambas as motorizações serão produzidas na fábrica da Ferrari em Maranello.

O GTS consegue cumprir o arranque de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 307 km/h. Já o V6 precisa de 4,9 de 0 a 100 Km/h e consegue atingir 285 km/h de velocidade máxima. Todas as versões estão equipadas com uma caixa automática de 8 velocidades.

Este sistema Q4 tem dois modos de funcionamento, inteligente e activo. O modo inteligente permite o envio de toda a potência para as rodas traseiras, mas se for necessário este sistema permite enviar para o eixo dianteiro alguma potência para um melhor equilíbrio de tracção. No modo activo a potência do motor é distribuída constantemente entre a frente e traseira de forma igual e equilibrada.

Este novo Quattroporte vai estar disponível com versões de quatro ou cinco lugares, em qualquer um dos níveis de equipamento. Na lista de opções existe um sistema de navegação e multimédia (Infotainment Maserati Touch Control), pedais ajustáveis, camara de marcha atrás e ainda a possibilidade de adquirir um sistema de som com 15 altifalantes da marca Bowers&Wilkins.

Referência final também para a apresentação da versão mais recente do Maserati GranTurismo MC Stradale neste salão automóvel.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.