MAZDA 787B EM VOLTAS DE DEMONSTRAÇÃO NO LE MANS CLASSIC 2022

Published On 30 de Junho de 2022 | Clássicos, Desporto, Notícias

A Mazda Motor Corporation anuncia que o Mazda 787B, símbolo do espírito de “never stop challenging” da Mazda, irá fazer algumas voltas de demonstração aquando da realização do evento Le Mans Classic 2022, que terá lugar de 30 de Junho a 3 de Julho.

Equipado com um motor rotativo de quatro rotores, o Mazda 787B tornou-se no primeiro automóvel japonês a vencer as 24 Horas de Le Mans, na edição de 1991 desta corrida de resistência. Pela primeira vez em quase uma década, os espectadores presentes em Le Mans poderão testemunhar a emocionante e distinta sonoridade do motor rotativo do Mazda 787B, no Le Mans Classic 2022.

Recorde-se que as anteriores duas oportunidades em que se pôde ver, publicamente, o lendário veículo de competição em acção remontam a 2013, nos festejos do 90º aniversário das 24 horas de Le Mans, e a 2011, no 20º aniversário da vitória da Mazda em Le Mans. O Mazda 787B esteve para participar no Le Mans Classic do ano passado, assinalando o 30º aniversário dessa sua vitória, mas, devido à pandemia de COVID-19, o evento seria adiado para este ano.

Graças ao apoio da marca de miniaturas Spark, Yojiro Terada, apelidado no Japão de “Mr. Le Mans”, fruto das 29 vezes em que participou em Le Mans, irá conduzir o Mazda 787B durante as voltas de demonstração, a realizar nos dias 1 e 2 de julho, aquando das corridas dos modelos de Grupo C.

O Le Mans Classic é um evento muito popular, nele participando inúmeras viaturas de competição famosas, de entre as que já correram em Le Mans, reunindo-se a cada dois anos no Circuito de la Sarthe. No Grupo C, os veículos inscritos são divididos por períodos históricos, competindo em corridas de 60 minutos. Entre os inscritos na presente edição contam-se várias viaturas que cimentaram os seus nomes no historial da prova, como o Toyota Tom’s 85C, Porsche 962, Jaguar XJR e Peugeot 905, entre outros.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.