Menu Fechar

Mazda ICONIC SP nomeado Melhor Conceito EV nos Prémios Top Gear Electric 2024

O Mazda ICONIC SP conquistou o cobiçado título de Conceito EV do Ano nos Prémios Top Gear Electric 2024. Revelado no ano passado no Salão da Mobilidade do Japão de 2023, em Tóquio, o ICONIC SP é um concept car que combina um motor rotativo duplo com uma plataforma e uma transmissão EV – um modelo de transmissão que fez a sua estreia na produção com o Mazda MX-30 R-EV – um automóvel que no ano passado também arrecadou um prémio Top Gear Electric, recebendo o Prémio Inovação em 2023.

Um conceito de carro desportivo compacto concebido para destacar o compromisso contínuo da Mazda com a criação de produtos que satisfaçam o amor dos clientes pela condução numa era de eletrificação, as proporções únicas e o baixo centro de gravidade do ICONIC SP são conseguidos através da colocação da unidade geradora de energia rotativa o mais próximo possível do centro do carro.

Comentando o prémio do ICONIC SP, o Editor Associado do Top Gear, Tom Ford, afirmou: “O ICONIC SP não é um onanismo de um designer pretensioso que requer uma explicação de 10 páginas sobre a sua história, é apenas uma visão bonita e evolutiva do futuro da Mazda, com uma referência ao seu passado. Entre uma série de novos conceitos de carros eléctricos, este é aquele que queremos ver produzido tal como está.”

Ao revelar o conceito no ano passado, o Presidente e CEO da Mazda, Masahiro Moro, afirmou: “estamos determinados, na era da eletrificação, a manter vivo o prazer de conduzir e o Mazda ICONIC SP, com o seu grupo motopropulsor EV de duplo gerador rotativo, é a solução dos nossos sonhos. Um sonho que vamos trabalhar arduamente para lançar. Acrescentando: “A Mazda irá sempre fornecer veículos que recordem às pessoas que os automóveis são pura alegria e uma parte indispensável das suas vidas.”

O conceito tecnológico do sistema EV rotativo de dois rotores foi concebido para proporcionar um motor altamente escalável com uma disposição flexível que tem a capacidade de queimar uma variedade de combustíveis, incluindo o hidrogénio, tornando-o uma tecnologia única da Mazda que é ideal para a embalagem de carros desportivos. E se a bateria for carregada com eletricidade derivada de energias renováveis, é possível conduzir num estado praticamente neutro em termos de carbono.

Comentando o prémio Top Gear, o Diretor Geral da Mazda UK, Jeremy Thomson, disse: “O reconhecimento de prémios é sempre excelente, mas é particularmente bom ver os especialistas editoriais do Top Gear a apreciarem um concept car e a visão futura de carros bonitos e fáceis de conduzir que os nossos engenheiros e designers idealizam”.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.