Menu Fechar

Mazda irá produzir motor a gasolina com consumos de diesel

Esta será a primeira vez que um fabricante automóvel irá introduzir a tecnologia de ignição por compressão de carga homogénea numa motorização a gasolina.

Segundo os especialistas da marca japonesa, este motor conseguirá reduzir consumos e emissões de CO2 na ordem dos 30%. A ser verdade será uma redução significativa, ainda mais quando o modelo a ser escolhido para esta motorização ser o Mazda 3, que está inserido num segmento onde o diesel é bastante mais escolhido pelos consumidores, em detrimento das mecânicas a gasolina.

Este motor fará parte da 2ª geração dos motores com tecnologia Skyactiv2, e os consumos anunciados impressionam: “apenas” 3,3 l/100 km.

O funcionamento deste novo sistema (HCCI) é explicável da seguinte forma: Existe uma compressão de uma mistura de gasolina e de ar num cilindro até que haja combustão, em detrimento da “tradicional” vela de ignição. Ou seja, este sistema é em tudo semelhante ao que já é usado nas motorizações a gasóleo.

Porém as novidades da Mazda nesta área não ficam por aqui, pois o gigante japonês também se encontra a desenvolver uma versão elétrica de um modelo da atual gama e que espera introduzir em vários mercados em 2019.

Este contará com uma versão com extensor de autonomia que utilizará um motor rotativo que funcionará apenas como gerador.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.