Esta será a primeira vez que um fabricante automóvel irá introduzir a tecnologia de ignição por compressão de carga homogénea numa motorização a gasolina.
Segundo os especialistas da marca japonesa, este motor conseguirá reduzir consumos e emissões de CO2 na ordem dos 30%. A ser verdade será uma redução significativa, ainda mais quando o modelo a ser escolhido para esta motorização ser o Mazda 3, que está inserido num segmento onde o diesel é bastante mais escolhido pelos consumidores, em detrimento das mecânicas a gasolina.
Este motor fará parte da 2ª geração dos motores com tecnologia Skyactiv2, e os consumos anunciados impressionam: “apenas” 3,3 l/100 km.
O funcionamento deste novo sistema (HCCI) é explicável da seguinte forma: Existe uma compressão de uma mistura de gasolina e de ar num cilindro até que haja combustão, em detrimento da “tradicional” vela de ignição. Ou seja, este sistema é em tudo semelhante ao que já é usado nas motorizações a gasóleo.
Porém as novidades da Mazda nesta área não ficam por aqui, pois o gigante japonês também se encontra a desenvolver uma versão elétrica de um modelo da atual gama e que espera introduzir em vários mercados em 2019.
Este contará com uma versão com extensor de autonomia que utilizará um motor rotativo que funcionará apenas como gerador.
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