Menu Fechar

MC20 Icona & MC20 Leggenda: duas séries especiais para celebrar o 20º aniversário do intemporal MC12

A vocação de competição da Maserati dá vida ao MC20 Icona e ao MC20 Leggenda, duas séries especiais para celebrar o 20º aniversário do regresso do Tridente à competição – em 2004, após 37 anos de ausência – com o icónico e vitorioso MC12.

O MC12, lançado pela primeira vez numa versão de estrada e destinado a deixar a sua marca na pista, tornando-se uma referência nos campeonatos de GT, inspirou o superdesportivo Maserati MC20.

O halo 100% Made in Italy marcou o início de uma nova era para a Maserati em 2020, sendo o primeiro modelo equipado com o inovador motor V6 Nettuno.

As duas séries especiais do MC20 – numa edição limitada de 20 unidades cada – apresentam pinturas especiais e conteúdos exclusivos inspirados no MC12 Stradale e no MC12 GT1 Vitaphone, respetivamente.

A pintura do Maserati MC20 Icona traz à mente dos fãs um dos mais icónicos Maseratis de sempre: as cores são as mesmas do seu antecessor MC12 Stradale de 2004, por sua vez um tributo ao estilo do Maserati Trofeo Light quando correu nas 24 Horas de Daytona, que foi o primeiro carro a ser inspirado no Maserati Birdcage Type 61, produzido entre 1959 e 1961.

Várias características do programa de personalização Fuoriserie estão incluídas nas cores Icona Bianco Audace Matte e Blu Stradale do MC20: detalhes especiais e exclusivos, para uma personalização refinada. O logótipo Maserati Fuoriserie em Bianco Audace destaca-se na lateral da pintura, na parte inferior junto às rodas traseiras, com o logótipo da bandeira italiana posicionado na porta sob a inscrição MC20.

No meio das jantes cromadas, com o desenho específico Trident, as calotas são prateadas com o logótipo Trident em azul contrastante. As pinças de travão também são pintadas de azul, os espelhos retrovisores estão equipados com uma função de escurecimento automático e a cobertura do motor é feita de fibra de carbono.

A história do MC20 Leggenda também está no seu próprio nome; ostenta uma pintura em Nero Essenza e Digital Mint Matte para assumir as cores inconfundíveis do premiado MC12 GT1 da equipa Vitaphone Racing: um carro que conseguiu a proeza de trazer para casa o recorde de três vitórias e dois lugares como segundo classificado nas 24 Horas de Spa.

As características Fuoriserie do MC20 Leggenda incluem jantes tridente em Nero Lucido com calotas em Nero Opaco e Trident Digital Mint; o logótipo Trident em amarelo na grelha, portas e pilar C; finalmente, pinças de travão pintadas de preto.

O pacote Fuoriserie para as duas séries especiais é completado com interiores de competição: bancos de competição monobloco leves de 4 vias – a secção central em Nero/Blu sobre fundo prateado para o Icona, ou em Nero sobre fundo prateado para o Leggenda – e o bordado Trident no apoio de cabeça juntamente com as palavras “Icona” ou “Leggenda”, consoante o modelo.

Na tampa sobre o potente motor Nettuno, um emblema com a inscrição “ICONA. UNA DI 20” ou “LEGGENDA. UNA DI 20”.

O interior dos dois carros também apresenta o sofisticado sistema de som Sonus faber. Outras características partilhadas por ambas as versões incluem o pacote interior em fibra de carbono, o diferencial eletrónico de deslizamento limitado (E-LSD), o elevador de suspensão, os sistemas de paragem às cegas e de trajeto transversal traseiro e, finalmente, tapetes na frente e na bagageira.

O MC20 Icona e o MC20 Leggenda celebram o 20º aniversário do início de uma era dourada para o Tridente nas pistas, com o lendário MC12 GT1: entre 2004 e 2010, conquistou 27 vitórias nos Campeonatos FIA GT, inscrevendo por três vezes o seu nome no quadro de honra das 24 Horas de Spa, e venceu seis campeonatos de Equipas com a Vitaphone Racing e cinco campeonatos de Pilotos – incluindo dois Campeonatos do Mundo FIA GT1 – bem como dois campeonatos de Construtores para a Maserati.

Em 2004, o MC12 Stradale deu um impulso ao fervor de corrida da Maserati: concebido por Giorgetto Giugiaro, com o seu motor de 12 cilindros derivado da Ferrari (MC significa “Maserati Corse”, 12 refere-se ao V12), continua a ser o automóvel de produção mais rápido que a Maserati alguma vez produziu – a velocidade máxima era de 330 km/h com uma aceleração dos 0 aos 100 em 3,8 segundos. Foram fabricados apenas 50 exemplares.

Hoje, a história desses triunfos e de um automóvel que simbolizava o espírito desportivo da Maserati e o seu ADN dedicado à excelência reflecte-se no MC20 Icona e no MC20 Leggenda, como se representasse uma passagem de testemunho entre pai e filho.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.