Mclaren 12C GT Sprint – A nova arma para trackdays

Published On 10 de Julho de 2013 | Novidades

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As novidades não param de chegar, e o Festival de Velocidade de Goodwood é sem dúvida uma rampa de lançamento para novos modelos de automóveis. Desta feita será apresentado pela Mclaren um MP4 muito especial, de uso exclusivo para as pistas.

É um modelo que ficará colocado na gama entre o MP4-12C de estrada e o modelo 12C GT3 de competição, este último usado em várias competições internacionais. O GT Sprint tem por base o mesmo chassis monobloco totalmente em fibra de carbono como é apanágio da marca inglesa.

Este superdesportivo tem o mesmo motor de 3,8 litros de capacidade com 625 cavalos que já é usado na versão de estrada, assim como a mesma caixa automática de dupla embraiagem de sete relações. Existe neste modelo uma novidade, que consiste num sistema de arrefecimento a óleo.

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As alterações mais evidentes passam por uma suspensão calibrada, menos 40 milímetros de altura ao solo quando comparado com o MP4-12C, e pneus slicks de competição, tudo isto com o intuito de ser o mais rápido quanto possível em circuito. Os travões com discos em carbono/cerâmica não poderiam faltar, assim como umas jantes de liga leve em 19 polegadas.

A promessa de um comportamento dinâmico de eleição está bem patente na possibilidade que o condutor tem de regular o modo de condução, como de escolher o nível de intervenção do ESP, o controlo do rolamento da carroçaria em curva e a configuração da suspensão.

Do ponto de vista estético e da aerodinâmica o 12C GT Sprint possuiu várias novidades aerodinâmicas, em especial um novo pára-choques dianteiro e um capô semelhante ao que é usado no GT3, com extractores de ar no radiador e grelhas no spoiler dianteiro.

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Passando para o interior, as novidades passam pela introdução de um roll-cage devidamente homologado pela FIA e um extintor integrado para uma qualquer infelicidade num possível trackday. Existem também backets de competição com cintos de segurança de seis pontos e um ar condicionado especifico que permite poupar alguns quilos. O painel de instrumentos é produzido em fibra de carbono e é totalmente digital.

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Os futuros proprietários deste modelo poderão optar por uma asa traseira em fibra de carbono assim como o difusor dianteiro no mesmo material. Para além disso também poderão optar por uma pára-brisas em policarbonato e outros componentes mais leves.

A Mclaren irá produzir cerca de 20 unidades deste modelo até ao final de 2013, e o preço de cada um rondará os 230.000 euros antes de impostos.

Sérgio Gonçalves
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