A McLaren vai celebrar a forma como mais de seis décadas de sucesso nos desportos motorizados continuam a inspirar os seus supercarros, hoje, no Festival de Velocidade de Goodwood de 2024.
O McLaren Senna com a pintura Senna Sempre será o centro das atenções na McLaren House, prestando homenagem ao legado de Ayrton Senna e proporcionando ao público uma visão do trabalho artesanal realizado pela McLaren Special Operations (MSO), que é exibido neste McLaren Senna único da coleção histórica da McLaren.
O legado de 30 anos de Ayrton Senna, que venceu três Campeonatos Mundiais de Fórmula 1 com a McLaren antes de falecer em 1994, foi um marco significativo no calendário da Fórmula 1 de 2024. No Grande Prémio do Mónaco, a McLaren revelou o McLaren Senna com a pintura Senna Sempre, juntamente com uma pintura única para os carros de Fórmula 1 MCL38 pilotados por Lando Norris e Oscar Piastri. O MCL38 com a sua pintura exclusiva do Grande Prémio do Mónaco também será apresentado, dando aos fãs da McLaren a oportunidade de ver os dois carros juntos.
Em associação com o Instituto Ayrton Senna, a pintura McLaren Senna com Senna Sempre é o resultado de meses de trabalho tenaz de experientes designers e técnicos de pintura da MSO. A mesma equipa que realiza incríveis encomendas à medida para carros de clientes e projectos inovadores como o 750S com o Tema 3-7-59 criou um tributo emotivo. Cores brilhantes que representam visualmente a personalidade vibrante de Ayrton e a sua visão da vida combinam-se com técnicas de pintura recentemente desenvolvidas e requintadas obras de arte de Senna, juntamente com referências aos seus três títulos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e cinco vitórias no Grande Prémio do Mónaco com a McLaren.
A juntar-se à peça central, um conjunto espetacular de carros estará em exposição na McLaren House e em ação na famosa rampa de Goodwood, enquanto um alinhamento de pilotos e representantes que canalizam a ilustre história da McLaren na Fórmula 1 participarão nos procedimentos durante o fim de semana, tanto ao volante como no palco.
O sobrinho de Ayrton, antigo piloto de Fórmula 1 e embaixador da marca McLaren Automotive, Bruno Senna, estará ao volante do McLaren MP4/6 do seu tio, vencedor do título de 1991 – o único carro de Fórmula 1 vencedor do título equipado com um motor V12 e o último chassis vencedor do campeonato a utilizar uma caixa de velocidades manual. O carro foi conduzido por Ayrton Senna para sete vitórias em Grandes Prémios, enquanto conquistava o seu terceiro e último título de Fórmula 1.
O duplo campeão do mundo de Fórmula 1 da McLaren, Mika Häkkinen, conduzirá um notável Solus GT na subida da colina no sábado, numa corrida de demonstração. Um dos 25 carros para clientes que serão entregues como parte do programa Solus GT, a encomenda personalizada que leva o nome de Mika Häkkinen, foi pintada para combinar com o McLaren MP4/13 que o finlandês conduziu ao Campeonato do Mundo de Pilotos de Fórmula 1 em 1998. Este processo foi supervisionado por um técnico da MSO que foi responsável pela pintura do carro de corrida original. A pintura do carro de F1 foi recriada com perícia e aplicada na carroçaria leve e na aerodinâmica extrema do Solus GT – até as cores da tinta utilizadas foram misturadas para corresponder ao processo de envelhecimento que ocorreu na carroçaria do carro de Fórmula 1 original.
O Solus GT regressa ao Goodwood Festival of Speed após a vitória no Timed Shootout no evento de 2023. O piloto de fábrica da McLaren, Marvin Kirchhöfer, chegou ao topo da tabela de tempos com uma corrida de 45,342 segundos, quando o Solus GT fez sua estreia dinâmica global no fim de semana.
O ano de 2024 marca o 50º aniversário das primeiras vitórias da McLaren no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com a conquista dos títulos mundiais de pilotos e construtores em 1974, com Emerson Fittipaldi e o McLaren M23. Para celebrar o meio século deste momento marcante na história da McLaren, o duplo Campeão do Mundo brasileiro regressará ao volante do seu carro vencedor do título de 1974. Continuando as celebrações do 50º aniversário, o M16C/D vencedor da Indy 500 de 1974 estará em exposição na garagem da McLaren no paddock da Fórmula 1, reconhecendo o feito de Johnny Rutherford ao selar a primeira etapa da prestigiada ‘Triple Crown of Motorsport’ para a McLaren.
O primeiro supercarro híbrido descapotável de alta performance da McLaren, o Artura Spider, fará a sua estreia dinâmica no Reino Unido e será acompanhado pelo 750S, o supercarro de produção em série mais leve e potente da McLaren, pelo novo McLaren GTS e por veículos da série Ultimate da coleção histórica da McLaren, incluindo um McLaren Senna e um McLaren P1.TM
- Renault 5 Turbo 3E uma lenda renascida, como modelo de produção - 14 de Dezembro de 2024
- DS N°8: UM CONVITE A VIAJAR EM MODO ELÉTRICO - 13 de Dezembro de 2024
- ŠKODA ELROQ: O PRÓXIMO CAPÍTULO DA MOBILIDADE ELÉTRICA NO POPULAR SEGMENTO DOS SUV COMPACTOS - 12 de Dezembro de 2024