Menu Fechar

McLaren presta homenagem a Ayrton Senna

A McLaren assinala os 30 anos do incrível legado de desempenho de Ayrton Senna com um tributo poderoso e emotivo que representa visualmente a sua personalidade vibrante e a sua visão da vida, bem como os seus três títulos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e as cinco vitórias no Grande Prémio do Mónaco com a McLaren.

Paralelamente a uma pintura única para os carros de Fórmula 1 MCL38 que serão conduzidos por Lando Norris e Oscar Piastri no Grande Prémio do Mónaco de 2024, a McLaren Automotive celebra o talento de Ayrton Senna, as suas conquistas nas corridas e muito mais com a pintura Senna Sempre; um tributo único pintado à mão a Ayrton aplicado num McLaren Senna de pré-produção da coleção de património da McLaren.

A pintura Senna Sempre foi criada como parte da associação contínua da McLaren com o Instituto Ayrton Senna. Apresenta não só a mestria inigualável da pintura e a perícia artesanal que a McLaren Automotive está numa posição única para oferecer através da McLaren Special Operations (MSO), mas também visuais distintos que homenageiam a carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1, a sua tenaz busca pela perfeição, a nacionalidade brasileira e a história das corridas da McLaren – incluindo nas ruas do Mónaco – através de cores de pintura brilhantes e arrojadas e tratamentos interiores personalizados.

“Ayrton Senna nasceu para correr e a sua paixão pelo desempenho e perfeição continua viva na McLaren. O McLaren Senna tem o seu nome e incorpora o seu espírito – é o McLaren de estrada mais avançado para um desempenho concentrado em pista, e esta inspiração magistralmente detalhada capta a energia contagiante de Ayrton. A nossa colaboração com a McLaren Racing para honrar o legado de corrida de Senna, 30 anos depois, é uma celebração partilhada das capacidades de corrida únicas de Ayrton, e o circuito de rua do Mónaco, que ele fez seu, é o local perfeito para refletir sobre os seus incríveis feitos.”
Michael Leiters, Diretor Executivo da McLaren Automotive

“A equipa tem orgulho em reconhecer e celebrar a vida extraordinária e o legado de Ayrton Senna através desta pintura McLaren. Senna continua a ser venerado e respeitado como o maior ícone da Fórmula 1 e o piloto mais condecorado da McLaren. O seu impacto na McLaren é enorme, não só através do seu recorde de corridas, mas também pela sua presença na equipa e agora pelo seu legado, por isso é uma honra correr para ele no seu circuito de maior sucesso com as suas cores verde, amarela e azul.”
Zak Brown, Diretor Executivo da McLaren Racing

O McLaren Senna, revelado em dezembro de 2017, é o carro de estrada McLaren mais radical já feito. Concebido, projetado e desenvolvido como o derradeiro carro de estrada orientado para a pista, oferece um compromisso total com um desempenho sem compromissos.

Ao criar o Senna Sempre, a McLaren transformou os visuais de um McLaren Senna de pré-produção que faz parte da sua própria coleção histórica. Utilizado para validar os atributos do veículo em relação aos elevados níveis de desempenho e envolvimento dos modelos de produção do McLaren Senna que se seguiram, o carro foi também amplamente captado pelas câmaras para apoiar a campanha de lançamento original e foi um dos carros presentes no test-drive global para os media, realizado no circuito do Grande Prémio do Estoril em junho de 2018. Mantido pela McLaren como carro de pré-produção, desde então tem participado em testes de desempenho mediáticos de alto nível e fez parte de momentos marcantes da McLaren, incluindo a inauguração real do McLaren Composites Technology Centre (MCTC) em Sheffield, que contou com a presença do Duque e da Duquesa de Cambridge (agora Príncipe e Princesa de Gales) e de Sua Alteza Real o Príncipe Salman bin Hamad Al Khalifa, o Príncipe Herdeiro do Reino do Bahrein.

Inspirado no legado e na filosofia de Ayrton Senna, o McLaren Senna ostenta o nome do lendário piloto e campeão de Fórmula 1 e o logótipo “Double S” de Senna ao lado do emblema da McLaren. O Duplo S também está presente na intrincada pintura, como uma das muitas homenagens visuais individuais a Ayrton Senna que se alinham com os detalhes do carro de Fórmula 1 MCL38 feito à medida; o logótipo é visível no painel azul que liga as aberturas de ventilação alojadas na tampa frontal, que complementa a escrita Senna na asa traseira verde brilhante.

As tintas seleccionadas para a pintura Senna Sempre reflectem as cores da bandeira brasileira, com tons amarelos, verdes e azuis brilhantes reunidos através de uma técnica de lavagem recentemente desenvolvida pela MSO. Esta técnica permite que as tintas se misturem umas nas outras sem criar cores adicionais, ao mesmo tempo que evoca a velocidade e o movimento de uma bandeira a tremular. Este efeito é também aplicado ao emblema da McLaren no nariz do automóvel.

As linhas verdes e brancas que contornam o vidro do carro e a ventilação na base do para-brisas são diretamente inspiradas nos detalhes do icónico design do capacete de corrida de Ayrton Senna.

Nos painéis que cobrem as grandes entradas de ar na lateral do carro, os técnicos de pintura da MSO criaram duas representações distintas de Ayrton Senna. Aplicado à mão e exigindo uma atenção excecional aos detalhes, o efeito de matriz de pontos ganha vida à distância, retratando-o dentro e fora da pista.

Em contraste com os acabamentos brilhantes da pintura, os painéis de fibra de carbono com acabamento acetinado e visual exposto estão presentes no exterior e no interior do automóvel. No interior, estes painéis complementam os estofos em Alcantara amarela personalizados com perfurações verdes e um marcador branco das 12 horas no volante do automóvel. As soleiras das portas estofadas a Alcantara preto estão decoradas com a assinatura de Ayrton Senna, juntamente com uma citação que explica a sua ética e filosofia: “Não tenho ídolos. Admiro o trabalho, a dedicação e a competência”.

Com um recorde de seis vitórias no Grande Prémio do Mónaco, o nome de Ayrton Senna é sinónimo da corrida mais importante da Fórmula 1. As suas performances notáveis no icónico circuito de rua são representadas por marcas de água dos números de corrida que os seus carros de Fórmula 1 usaram nas suas cinco vitórias no Mónaco com a McLaren, alcançadas sucessivamente de 1989 a 1993.

A celebração de Senna em pista pela McLaren vê a equipa de Fórmula 1 da McLaren, com a qual venceu os seus três Campeonatos do Mundo, honrar a sua vida e o seu legado com uma pintura única e personalizada para o carro de corrida MCL38. A vibrante cor amarela, verde e azul, inspirada no capacete de corrida de Ayrton Senna, que aparece na evocativa obra de arte Senna Sempre, substitui a pintura padrão dos carros de Fórmula 1 da McLaren que vão correr no Mónaco. 

O exclusivo McLaren Senna com a pintura Senna Sempre estará em exibição no Mónaco durante o fim de semana prolongado do Grande Prémio.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.