Recentemente a Ferrari anunciou um programa de construção de carros totalmente personalizados e únicos. Agora a McLaren anuncia também o McLaren X1, um veículo desenvolvido a pedido de um cliente especial da marca britânica destinado ao Concurso de Elegância de Pebble Beach, que terá lugar este fim-de-semana na Califórnia.
O dono do X1 é um cliente muito especial da McLaren, pois possui um McLaren F1, um McLaren SLR e um MP4-12C. Este cliente queria algo muito especial e único, de forma a reforçar a sua colecção e ao mesmo tempo impressionar no Concurso de Elegância de Pebble Beach.
O resultado é o X1, o primeiro carro totalmente personalizado da McLaren Special Operations (MSO), que irá começar a oferecer serviços por encomenda a outros clientes. O X1 utiliza a mecânica do MP4-12C, um chassis em carbono, mas toda a carroçaria, as rodas, os acabamentos e até os faróis são completamente originais neste carro. A única parte partilhada na carroçaria é o pára-brisas. O interior é praticamente o mesmo do MP4-12C. Contudo o preço não foi divulgado.
O processo de construção do McLaren X1 começou mesmo antes do MP4-12C estar concluído. O cliente queria uma versão do novo supercarro da McLaren, mas com uma carroçaria única. A partir daí, o Director da MSO Paul Mackenzie e o Director de Design Frank Stephenson encontraram-se com o cliente e criaram um livro de inspiração para o carro. O carro vai buscar inspiração a modelos míticos da indústria automóvel como o Facel Vega de 1961 e o Citroën SM de 1971, mas também uma caravana Airstream, um piano Steinway & Sons e até… uma beringela. Ao que parece, a textura brilhante do vegetal é muito apreciada por este excêntrico cliente.
O cliente não pretendia simplesmente um carro desenhado por Stephenson e pediu que fosse aberta uma competição, baseada na inspiração do livro para projectar o carro para que ele pudesse escolher o design final. O design vencedor foi apresentado pelo funcionário da McLaren Hong Yeo.
“As principais qualidades que o cliente pretendia eram ‘uma elegância intemporal e clássica’. O que se revelou um grande desafio”, referiu o diretor de Design Frank Stephenson.
“A atenção aos detalhes é impressionante. Detalhes de design estão presentes em todo o projeto, tais como a iluminação da matrícula traseira com acabamento em carbono ou uma linha de acabamentos de carbono para o compartimento do motor”, referiu Stephenson.
Mesmo depois de ser seleccionado, Yeo fez várias modificações ao seu projecto até que ficasse perfeito. O cliente não aceitou uma pré-visualização em computador do projecto terminado e pediu que um modelo em escala física fosse produzido. Depois disso concordou com o projecto e a produção começou.
Porque o comprador tem a intenção de o conduzir, o carro está legalizado para circular em estrada. A McLaren completou os testes aerodinâmicos Computational Fluid Dynamics no carro e percorreu cerca de 1000 km em testes de estrada.
A MSO já está à procura de novos clientes para construir mais carros originais. Está mesmo disposta a fazer trabalho mecânico se um comprador tiver bolsos suficientemente cheios. A MSO está a tornar-se num gabinete cada vez mais popular na McLaren com 15% dos clientes a solicitarem os seus serviços para modificar a pintura ou os acabamentos.
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