O carro elétrico de ventoinha McMurtry Spéirling, construído na Grã-Bretanha, conquistou dois recordes e manteve a sua taxa de 100% de vitórias em competição na “Laguna Seca Reverse Corkscrew Hillclimb”, no domingo, 11 de agosto.
É a mesma combinação de carro e piloto em hiper-pista que detém o recorde absoluto no Festival de Velocidade de Goodwood. Max Chilton, ex-piloto de F1 e Indycar, esteve ao volante durante o evento de dois dias que fez parte do Monterey Motorsports Pre-Reunion.
Este evento foi também a estreia dinâmica da McMurtry nos EUA, um país onde se encontram vários clientes da McMurtry que estão ansiosos por testar os protótipos que a equipa comprou para a semana do automóvel.
O primeiro recorde de Hillclimb batido pela McMurtry foi o traçado mais longo utilizado em eventos anteriores. Max Chilton e o McMurtry Spéirling alcançaram 28,6s em comparação com o recorde anterior estabelecido por um carro de Fórmula 1 Lotus Type 77 de 1976, com 34,69s. A vantagem de 6 segundos foi alcançada utilizando o sistema exclusivo de downforce em leque da McMurtry para melhorar a aderência, juntamente com o binário instantâneo da unidade de tração eléctrica de 1000 cv.
O McMurtry Spéirling também estabeleceu um novo recorde no traçado mais curto revisto, introduzido para 2024. Foi alcançado um tempo de 21,958s no top 3, onde foram instaladas faixas de cronometragem para registar as rápidas subidas de muitos concorrentes. Em segundo lugar ficou um Ford Falcon de 1967 com 29,004s e em terceiro um Ferrari SF90 de 2022 com 29,822.
O McMurtry Spéirling gera 4.400 libras de força descendente a partir dos 0 mph, utilizando ventoinhas a bordo, para proporcionar um desempenho dinâmico difícil de acreditar. Utilizando células de bateria P50B avançadas da Molicel, a versão de cliente dos automóveis efectua 20 minutos de corrida em pista ao ritmo de GT3 antes de recarregar novamente em 20 minutos. Com potencial para correr muito mais depressa, como demonstrado por este e outros recordes alcançados.
O McMurtry Spéirling é a base para um carro de pista ainda mais capaz, que está agora disponível para encomenda – o McMurtry Spéirling PURE.
O McMurtry Spéirling PURE utiliza o mesmo sistema único de força descendente a pedido para proporcionar uma força descendente e uma aderência excepcionais logo a partir dos 0 km/h. O grupo motopropulsor elétrico de 1 000 cv oferece modos de condução selecionáveis, desde o GT3 até à F1 e à Indycar.
A próxima demonstração de condução será novamente em Laguna Seca, durante a Monterey Motorsports Reunion, no sábado, 17 de agosto, entre as 11.50 e as 12.00 horas. Dois carros entrarão em pista pilotados pelo Diretor-Geral da McMurtry, Thomas Yates, e pelo experiente piloto histórico, Philip Kadoorie, para mostrar que este nível de desempenho aparentemente inatingível ainda é acessível aos entusiastas da condução normal.
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