Menu Fechar

Mecum revela para leilão o Porsche 917K de 1970, o carro herói de Steve McQueen em “Le Mans

Após a sua revelação sem precedentes perante uma multidão atónita no leilão Mecum Monterey de 2024, o Porsche 917K de Steve McQueen, o “Hero Car” do filme “Le Mans” de 1971 e um dos carros de corrida mais reconhecidos de toda a história, será oferecido em leilão em janeiro de 2025 pela Mecum Auctions no The World’s Largest Collector Car Auction® em Kissimmee, Florida. Este ícone repleto de estrelas do ecrã de cinema e da cena da corrida está, sem dúvida, entre os carros mais significativos do ponto de vista histórico e cultural que alguma vez subiram ao palco do leilão.

Os carros de cinema célebres devem normalmente a sua fama mais ao ecrã de cinema do que ao seu pedigree mecânico ou design marcante. No entanto, há um caso excecional em que o poder das estrelas cinematográficas converge com a engenharia automóvel de topo. O Porsche 917K de Steve McQueen, o “Carro Herói” do filme Le Mans de 1971, é inequivocamente este caso excecional. Não se trata apenas de um ícone cinematográfico comprado novo pelo Rei do Fixe, mas também de uma máquina de corrida de classe mundial.

Desafiando a trajetória típica dos automóveis de cinema, o Porsche 917K de McQueen transitou sem problemas do cenário cinematográfico para os mais altos escalões das corridas de resistência mundiais, onde obteve várias vitórias. Este ilustre 917, com um historial de propriedade completo e conhecido, foi propriedade de lendários pilotos da Porsche desde que foi comprado e possuído pelo próprio McQueen.

O anúncio da próxima oferta do automóvel no leilão de Kissimmee 2025, de 7 a 19 de janeiro, foi feito na Mecum Monterey 2024. Acabado de sair de um meticuloso restauro, o McQueen Porsche foi apresentado com as especificações de 1970, tal como foi visto no filme “Le Mans” de 1971 e conduzido por Steve McQueen.

Outros veículos em exposição em Monterey que serão oferecidos no regresso em 2025 do Maior Leilão de Automóveis de Coleção do Mundo® incluem o famoso Essex Wire Cobra, um Shelby 427 Competition Cobra de 1965 que é indiscutivelmente o Cobra mais vencedor de todos os tempos; o Porsche 934 de 1976 que foi conduzido para uma vitória na Classe do Grupo 4 nas 24 Horas de Le Mans de 1977; o Porsche 935/84 de 1983 conduzido por Bob Akin até ao 5º lugar nas 24 Horas de Daytona de 1985; o Ford Tommy Foster Roadster de 1932 que ganhou o prémio Most Outstanding Car no Detroit Autorama de 1953; o Ford Indy Car Lola T90 de 1966 conduzido por Jackie Stewart até ao 6º lugar nas 500 milhas de Indianápolis de 1966; e um Ruxton Model C Roadster de 1930 premiado pela AACA e pelo CCCA que é um dos sete roadsters com carroçaria Baker-Raulang existentes.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.