A Mercedes-Benz encontra-se num excelente momento comercial, muito por culpa do arrojo do design de alguns dos seus mais recentes modelos como o Classe A ou B por exemplo. São muitos os que aplaudem este arrojo numa marca muito tradicional e conservadora, e os resultados estão à vista de todos pois o público tem gostado (e muito) destes últimos modelos. E novo CLA é mais um bom exemplo disso mesmo.
No Salão Automóvel Internacional Norte Americano em Detroit (NAIAS), a marca alemã apresentou ao mundo o seu terceiro modelo compacto, desde a apresentação do Classe B. E esse modelo, o CLA, é nada mais do que um conceito muito interessante para atrair clientes mais novos para a marca alemã, numa nova estratégia de crescimento.
Este novo modelo é claramente baseado no Concept Style Coupé, apresentado no ano passado. Como este concept gerou muito interesse e foi muito elogiado pelo público a Mercedes decidiu usá-lo como fonte de inspiração para o CLA.
Muito parecido com o “irmão” mais potente, o CLS, o responsável máximo da marca neste departamento o Director de Design da Mercedes, Gorden Wagener descreve-o como um “design rebelde”. Este tipo de desenho exterior irá influenciar o design de futuros modelos a serem lançados no futuro pela marca alemã. Aliás o modelo SUV compacto, o GLA, que usa os mesmos argumentos mecânicos, que deverá ser lançado ainda este ano já absorve muito desse design.
A estética da carroçaria também tem em conta a eficiência aerodinâmica em particular num modelo específico, que de acordo com a marca, apresenta um coeficiente de 0.22cx. Esse modelo é o CLA180 BlueEFFICIENCY. E se for verdade o que a marca reclama será um recorde absoluto para veículos de produção.
Em termos de gama o novo CLA ficará situado abaixo do Classe C e o seu preço deverá ser na ordem dos 3.600 euros mais caro que o também novo Classe A. Obviamente que os seus principais rivais serão modelos alemães, em particular o VW Jetta ou VW Golf CC, o futuro Audi A3 sedan e também o futuro BMW Série 1 sedan que deverá ser lançado em 2015.
Em termos de motores o CLA deverá utilizar as versões mais potentes de quatro cilindros das gamas do Classe A e B. O motor de 1,6 Litros que foi co-desenvolvido com a Renault vai estar presente na versão CLA180.
Inicialmente a versão topo de gama vai estar a cargo do CLA 250, que vem equipado com um motor turbo a gasolina com 2,0 litros e 208 cavalos de potência. Nas motorizações a gasóleo, a versão mais potente (e única) será o CLA 220 CDI, que contará com um motor turbo-diesel de 2,1 Litros e 168 cavalos de potência.
Posteriormente outros motores vão equipar este modelo, incluindo um motor de 2,0 Litros com a assinatura da AMG, que irá equipar a versão CLA45AMG de tracção integral.
A marca alemã aposta forte este ano e parece que o novo arrojo no desenho dos modelos começam a dar frutos, pois o sucesso é enorme e o CLA é um excelente exemplo disso.
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024
- Tom Hartley Jnr Ltd nomeado para a venda da extraordinária coleção de carros históricos de Grande Prémio e Fórmula 1 de Bernie Ecclestone - 1 de Dezembro de 2024
- Jantes Dymag HALO-X Track Approved para o Porsche GT3 RS - 29 de Novembro de 2024
Um dia será o meu carro.