Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive

Published On 29 de Setembro de 2012 | Novidades

Uma das estrelas do Salão de Paris é um carro eléctrico. É certo que nos últimos certames de todo o mundo, os automóveis eléctricos têm ganho um destaque cada vez maior, mas ainda há um cepticismo muito grande relativamente a esta tecnologia. No entanto, carros como o Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive deixam antever um futuro cheio de sucesso para os automóveis eléctricos.

As primeiras fotografias do Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Electric Drive foram mesmo publicadas antes da sua estreia no Salão de Paris. Este é também o segundo modelo da Mercedes a possuir a nova designação, Electric Drive, um nome que aparecerá em todos os modelos da marca com propulsão 100% eléctrica.

Não há dúvidas que o SLS é um carro excepcional, mas esta versão eléctrica é ainda mais potente do que a versão a gasolina. O SLS Electric Drive tem 4 motores eléctricos posicionados junto de cada uma das rodas, que possuem uma potência combinada de 750cv e um binário máximo de 1000Nm, o que o torna o modelo AMG mais potente de sempre. Cada motor pesa 46kg e atinge 13000rpms. Estes motores são alimentados por um pack de baterias de 60kWh, que proporcionam uma autonomia de 250km.

Este modelo deverá ser vendido a partir do meio do próximo ano e na Alemanha o preço deverá rondar os 416.000€. O preço é elevado e chega a ser praticamente o dobro da versão a gasolina, mas deverá ser um prémio que muitos não se importarão de pagar para poderem ter um carro eléctrico e que sem dúvida proporcionará uma aceleração fantástica. Esta versão 100% eléctrica acelera dos 0 aos 100km/h em 3,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, estando limitada electronicamente.

Mas o SLS AMG Electric Drive tem outras curiosidades. A bateria pesa 550kg e está instalada num chassis monocoque em carbono. Os travões são em cerâmica e são 40% face a outros convencionais do mesmo tamanho. Esta versão pesa 2095kg, sendo 500kg mais pesada que a versão standard. O que ganha pela poupança no peso do motor, transmissão, etc, é prejudicado pelo peso da bateria. No entanto, a distribuição de pesos está muito bem conseguida, com 47% na frente e 53% na traseira, o que favorece o comportamento em estrada.

Este SLS AMG distingue-se pela pintura metalizada azul, pelas grelhas frontais da cor da carroçaria e ainda pelas jantes de 19 polegadas com pneus 265/35 à frente e 20 polegadas com pneus 295/30 montados atrás.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.