Menu Fechar

Mercedes desiste dos projetos a hidrogénio

O grupo Daimler deu a conhecer à imprensa que não continuará a desenvolver automóveis a hidrogénio e pilha de combustível. A marca alemã prefere reunir todos os esforços e desenvolvimento para automóveis elétrico e híbridos plug-in.

Até ao momento a Mercedes tinha um projeto a ser desenvolvido, mais concretamente um GLC que será lançado para o final deste ano ou até mesmo no início de 2018.

O principal alvo para este GLC a hidrogeno são as frotas e terá uma produção limitada.

Segundo o CEO da Daimler (Dieter Zetsche), a justificação para o abandono dos projetos e desenvolvimentos do hidrogénio nos automóveis deve-se ao facto que a diferença entre estes e os modelos elétricos está a diminuir de forma considerável: “A vantagem da autonomia maior e dos tempos de carga dos fuel cell face aos elétricos está a desvanecer”.

Também contribui o facto de estar previsto a introdução de postos elétricos de carga rápida a 150 kW.

Depois com o aumento de vendas de automóveis elétricos e híbridos, o custo das baterias tem vindo a descer o que permite às marcas desenvolver e comercializar mais automóveis.

Curiosamente ou talvez não, outras marcas como a Toyota, Honda. GM, BMW e outras, estão confiantes que o futuro também passará pelos fuel cell e como tal têm investido muito dinheiro no desenvolvimento deste tipo de tecnologia, assim como no aumento dos postos de abastecimento.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.