
O novo pneu MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K1 é uma clara demonstração da especialização da Michelin. Tecnologias inovadoras, uma engenharia sem igual, e processos inéditos, permitido superar todo os limites da performance sobre piso seco para este veículo excecional.
Graças a uma intensa fase de exploração virtual, combinando o design digital, a simulação prévia, e o fabrico C3M (uma tecnologia única no mundo, desenvolvida pela Michelin), foi possível reduzir o tempo de desenvolvimento e o número de protótipos físicos. Esta nova estratégia, para um pneu de produção em série, permitiu acelerar a sua especificação final, tendo em conta as prestações do Ferrari F80 desde as primeiras fases do desenvolvimento, reduzindo entre 20% e 30% o número de protótipos de pneus, o que se traduz numa diminuição substancial da pegada de carbono.
Por norma reservada ao mundo da competição, em particular para o desenvolvimento de pneus para hypercar, a Michelin e a Ferrari levaram a simulação ainda mais longe. Desde a fase de pré- desenvolvimento, quando o veículo ainda só existia em estado virtual, esta ferramenta foi determinante para definir as dimensões ideais do pneu. Os testes virtuais, levados a cabo diretamente no simulador dinâmico da Ferrari, em Maranello, permitiram validar estas primeiras escolhas, o que ilustra a forte sinergia entre as duas empresas neste âmbito.
Durante a fase de desenho, três sessões adicionais de simulação permitiram precisar as características do pneu, em perfeita consonância com as prestações esperadas do veículo.
Para fazer frente à potência, ao binário, e às elevadas exigências aerodinâmicas do Ferrari F80, a Michelin desenvolveu um composto de borracha a partir de um processo específico, utilizado em competição, e aplicado, pela primeira vez, num pneu de estrada, que garante uma aderência excecional independentemente do ritmo de condução. O pneu MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K1 também faz uso de uma carcaça radial “bicapa” reforçada e de alta densidade, que permite suportar as solicitações transversais e verticais. Por último, este pneu conta com uma nova tecnologia de reforços na banda de rolamento, que reduz drasticamente os efeitos da centrifugação, com o objetivo de maximizar o nível de aderência.
Este trio de características constitui uma estreia mundial num pneu destinado ao uso em estrada. As medidas do pneu MICHELIN Pilot Spot Cup 2 R K1 também são invulgares: 285/30 R20 no eixo dianteiro, e 345/30 R21 no traseiro.

C3M: um processo de produção único
Para fabricar com a máxima precisão este pneu de desenho técnico sofisticado, a Michelin utiliza o seu processo de produção C3M. Trata-se de um procedimento de alta tecnologia, similar à impressão 3D, que permite colocar os diferentes materiais com grande precisão. Também oferece uma reprodutibilidade sem precedentes das características definidas durante o desenvolvimento do pneumático, assim como uma grande uniformidade nas diferentes séries de produção, A tecnologia C3M da Michelin é única no mundo.
Michelin comprometida com a performance sustentável
Ao integrar, desde 2016, a simulação nos seus processos de desenvolvimento com a Ferrari, a Michelin comprometeu-se com uma inovação mais respeitadora do meio ambiente. O pneu MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K1 do Ferrari F80 (com a marcação “K1”, porque está destinado em exclusivo a este automóvel) é produzido na fábrica de Les Gravanches, em Clermont-Ferrand, um centro neutro em carbono desde novembro de 2019, e com um dos consumos de água mais baixos do grupo Michelin.
- Hyundai IONIQ 6 N: o elétrico desportivo de 650 cv chega em 2026 - 7 de Novembro de 2025
- Renault revela novo Twingo E-Tech Electric: o ícone urbano renasce em versão 100% elétrica - 7 de Novembro de 2025
- A Renault e a Artcurial Motorcars anunciam a venda excecional de 100 veículos históricos da coleção Renault - 6 de Novembro de 2025