Mika Häkkinen regressou ao volante de um McLaren monolugar V10 no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, com uma aparição dramática na famosa rampa.
O piloto finlandês e duplo Campeão do Mundo de Fórmula 1 com a McLaren subiu a colina de Goodwood num McLaren Solus GT com um acabamento de tributo ao McLaren MP4/13 que conduziu em 1998 – e que só no ano passado, em 2023, foi a estrela do Festival de Velocidade.
Häkkinen venceu o Campeonato do Mundo de Pilotos de Fórmula 1 em 1998 e 1999, conquistando o terceiro e quarto títulos de pilotos da McLaren na lendária era V10 do desporto. O seu título de campeão em 1998 foi fundamental para a conquista do 8º Campeonato Mundial de Construtores da McLaren. Ele e o seu colega de equipa David Coulthard venceram nove corridas nessa época, a caminho da glória do título para a equipa.
Trazendo o legado heroico de Häkkinen na McLaren para o século XXI, o McLaren Solus GT conduzido pela lenda da Fórmula 1 no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano é apenas um dos 25 carros para clientes produzidos. O seu proprietário, um fanático confesso da McLaren Fórmula 1 e de Mika Häkkinen, encarregou a McLaren Special Operations (MSO) de pintar à mão o seu Solus GT como um tributo deslumbrante ao famoso carro de corrida MP4/13 do finlandês.
Mostrando o artesanato caraterístico da MSO, a pintura inclui cores habilmente misturadas que são fiéis ao chassis do MP4/13 tal como é atualmente, em vez das tonalidades do carro de Fórmula 1 em 1998. Numa demonstração adicional de autenticidade, a pintura foi aplicada por um membro da equipa de pintura da MSO que pintou os carros MP4/13 na época, para a temporada de 1998.
“Conduzir o Solus GT é uma experiência que me faz lembrar os meus tempos de corrida com a McLaren. Um verdadeiro monolugar com uma incrível potência e som V10 – simplesmente incrível!” – Mika Häkkinen, duas vezes Campeão do Mundo de Fórmula 1 com a McLaren.
O Solus GT, revelado em agosto de 2022, vê a McLaren tornar real a sua expressão do derradeiro hipercarro monolugar de pista do mundo virtual. Baseado no carro-conceito McLaren Ultimate Vision Gran Turismo previsto para o jogo de vídeo Gran Turismo SPORT, serão fabricados apenas 25 carros para clientes, com as entregas em curso.
O Solus GT pesa menos de 1.000 kg e é alimentado por um motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado que pode atingir mais de 10.000 rpm e desenvolve 840 cv. A incrível aerodinâmica da carroçaria e do piso optimizados, aperfeiçoada pela investigação em túnel de vento e pela Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), é capaz de gerar mais de 1.200 kg de força descendente. A combinação de engenharia ultraleve, potência e incrível otimização aerodinâmica significa que o Solus GT é capaz dos tempos de volta mais rápidos de qualquer McLaren fora das corridas de monolugares e proporciona uma experiência de condução próxima do envolvimento e sensação de conduzir um carro de Fórmula 1.
O Solus GT regressou a Hill este ano com Mika Häkkinen ao volante, apenas 12 meses depois de o finlandês ter conduzido um MP4/13 no evento de 2023 – e o piloto de fábrica da McLaren, Marvin Kirchhöfer, conquistou a vitória num Solus GT na Final do Timed Shootout de domingo, com um tempo de 45,342 segundos. Esse desempenho sensacional significou que a McLaren teve o carro mais rápido em Goodwood pela segunda vez em três anos, depois que o 720S GT3X conquistou as honras em 2021.
- Goodwood Revival vai celebrar os 75 anos do Volkswagen Split Screen em desfile - 22 de Janeiro de 2025
- CUPRA LEON VZ TCR PREPARA-SE PARA MAIS UMA ÉPOCA DE CORRIDAS COMPETITIVAS A NÍVEL MUNDIAL APÓS O ÊXITO DE 2024 - 22 de Janeiro de 2025
- NOVO ŠKODA SUPERB: VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN DISPONÍVEL EM BREVE - 22 de Janeiro de 2025