Menu Fechar

Mika Häkkinen, bicampeão mundial de Fórmula 1, conduz o McLaren Solus GT no Festival de Velocidade de Goodwood

Mika Häkkinen regressou ao volante de um McLaren monolugar V10 no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, com uma aparição dramática na famosa rampa.

O piloto finlandês e duplo Campeão do Mundo de Fórmula 1 com a McLaren subiu a colina de Goodwood num McLaren Solus GT com um acabamento de tributo ao McLaren MP4/13 que conduziu em 1998 – e que só no ano passado, em 2023, foi a estrela do Festival de Velocidade.

Häkkinen venceu o Campeonato do Mundo de Pilotos de Fórmula 1 em 1998 e 1999, conquistando o terceiro e quarto títulos de pilotos da McLaren na lendária era V10 do desporto. O seu título de campeão em 1998 foi fundamental para a conquista do 8º Campeonato Mundial de Construtores da McLaren. Ele e o seu colega de equipa David Coulthard venceram nove corridas nessa época, a caminho da glória do título para a equipa.

Trazendo o legado heroico de Häkkinen na McLaren para o século XXI, o McLaren Solus GT conduzido pela lenda da Fórmula 1 no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano é apenas um dos 25 carros para clientes produzidos. O seu proprietário, um fanático confesso da McLaren Fórmula 1 e de Mika Häkkinen, encarregou a McLaren Special Operations (MSO) de pintar à mão o seu Solus GT como um tributo deslumbrante ao famoso carro de corrida MP4/13 do finlandês.

Mostrando o artesanato caraterístico da MSO, a pintura inclui cores habilmente misturadas que são fiéis ao chassis do MP4/13 tal como é atualmente, em vez das tonalidades do carro de Fórmula 1 em 1998. Numa demonstração adicional de autenticidade, a pintura foi aplicada por um membro da equipa de pintura da MSO que pintou os carros MP4/13 na época, para a temporada de 1998.

“Conduzir o Solus GT é uma experiência que me faz lembrar os meus tempos de corrida com a McLaren. Um verdadeiro monolugar com uma incrível potência e som V10 – simplesmente incrível!” – Mika Häkkinen, duas vezes Campeão do Mundo de Fórmula 1 com a McLaren.

O Solus GT, revelado em agosto de 2022, vê a McLaren tornar real a sua expressão do derradeiro hipercarro monolugar de pista do mundo virtual. Baseado no carro-conceito McLaren Ultimate Vision Gran Turismo previsto para o jogo de vídeo Gran Turismo SPORT, serão fabricados apenas 25 carros para clientes, com as entregas em curso.

O Solus GT pesa menos de 1.000 kg e é alimentado por um motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado que pode atingir mais de 10.000 rpm e desenvolve 840 cv. A incrível aerodinâmica da carroçaria e do piso optimizados, aperfeiçoada pela investigação em túnel de vento e pela Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), é capaz de gerar mais de 1.200 kg de força descendente. A combinação de engenharia ultraleve, potência e incrível otimização aerodinâmica significa que o Solus GT é capaz dos tempos de volta mais rápidos de qualquer McLaren fora das corridas de monolugares e proporciona uma experiência de condução próxima do envolvimento e sensação de conduzir um carro de Fórmula 1.

O Solus GT regressou a Hill este ano com Mika Häkkinen ao volante, apenas 12 meses depois de o finlandês ter conduzido um MP4/13 no evento de 2023 – e o piloto de fábrica da McLaren, Marvin Kirchhöfer, conquistou a vitória num Solus GT na Final do Timed Shootout de domingo, com um tempo de 45,342 segundos. Esse desempenho sensacional significou que a McLaren teve o carro mais rápido em Goodwood pela segunda vez em três anos, depois que o 720S GT3X conquistou as honras em 2021.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.