Miniatura de um camião Kenworth

Published On 4 de Novembro de 2013 | Entusiastas

mini-kenworth1

Há alguns anos que se realiza uma corrida de Drag muito particular com camiões que envolve muita potência e destreza, tudo feito a subir (estrada com 10% de inclinação) na cidade de St. Joseph DeBeauce em Quebec Canadá.

mini-kenworth8

Mais do que os enormes camiões americanos que participam neste evento, que atrai milhares de fãs à região, existe também uma categoria muito especial que envolve réplicas desses mesmos veículos pesados, mas numa escala mais pequena.

mini-kenworth6

E o exemplo aqui retratado pertence Jacques Auger que é proprietário de uma empresa de transportes (uma das maiores do ramo no Canadá) e também da versão à escala 1:1 de um camião Kenworth.

mini-kenworth3

Para além deste, também é proprietário da versão à escala 1:2.2 da réplica exata do original que também participa nos arranques na famosa cidade canadiana.

mini-kenworth7

A história do “mini” Kenworth remonta a 2007 quando Jacques Auger decidiu criar uma versão mais pequena do seu camião favorito. Ele e Donald Gingras (o “arquiteto” deste projeto) investiram mais de 2600 horas de trabalho e respetiva mão-de-obra para completar a pequena “obra-prima”.

Este foi produzido para participar na Laurier-Station Santa Claus Parade lado a lado com outros “gigantes” que fazem parte deste acontecimento anual.

A ideia inicial era fazer a réplica a partir de um carrinho de golf, com a cabine e reboque (sisterna), mas depressam se aperceberam que a melhor coisa era fazerem a “miniatura” a partir do zero.

mini-kenworth9

É que mais do que ser uma versão mais pequena, este “mini” Kenworth é uma réplica exata do irmão maior.

O seu motor do fabricante Cummins possui 3 cilindros, 1,7 litros de capacidade, um turbocompressor, funciona a gasóleo e debita qualquer coisa como 37 cavalos de potência. A caixa de velocidades é de 5 velocidades retirada de um Ford Ranger. Já os diferenciais são de um jipe Suzuki.

mini-kenworth4

Para além disto, existe um sistema de travagem convencional a ar para que a segurança esteja sempre presente. Nota que tudo o que existe neste camião trabalha e é totalmente funcional.

Nos dias de hoje este modelo à escala participa em inúmeros eventos e festivais em Quebec, sendo transportado pelo Kenworth original, o modelo W900L com o seu atrelado de 12 metros.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

One Response to Miniatura de um camião Kenworth

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.