Mítica ponte Dunlop de Donington Park protagonista de um leilão

Published On 10 de Novembro de 2012 | Curiosidades

A ponte Dunlop é um marco na publicidade dos circuitos de desporto motorizados. Existem várias em circuitos de todo o mundo, sendo que a mais antiga está situada no circuito de La Sarthe, onde se correm a mítica prova de 24h de Le Mans. A ponte gerou tanta expectativa que outros circuitos de todo o mundo pediram uma ponte como as que podem ser visitadas na Suécia, Austrália e Japão.

Mas hoje vamos falar de um ponte Dunlop que foi notícia, a que está situada no circuito de Donington Park. A ponte, situada no circuito das Midlands, foi construída em 1977 e durante a sua vida tornou-se parte da história do desporto automóvel, sendo testemunha das provas mais apaixonantes.

Em 2007 a ponte foi retirada devido a obras no circuito e não pode ser colocada devido a uma nova regulamentação de segurança. Para a Dunlop, o circuito de Donington era quase da família, já que os seus pneus de competição para o BTCC são fabricados em Fort Dunlop, Birmingham, muito próxima dali. Além disso, desta fábrica saem os pneus que há anos triunfam em competições como as provas americanas de Le Mans, o Campeonato Mundial de Resistência, Moto2 e o TT da Ilha de Man.

Não é habitual um particular ter a oportunidade de comprar um símbolo tão icónico como a ponte Dunlop, que durante 30 anos teve um lugar de destaque no circuito de Donington Park no Reino Unido. Contudo, o Leilão de Goodwood Revival, visando a angariação de fundos para a ONG “Hope Against Cancer”, colocou ao alcance dos amantes do desporto automotor esta mítica ponte, para além de outros objectos ligados ao desporto.

A Dunlop vai doar o valor conseguido no leilão, 1500 libras (1862 €), a esta ONG que promove numerosas investigações na área do tratamento e a cura do cancro.

A licitação teve lugar no leilão de Goodwood Revival e a Dunlop vai doar o valor total conseguido à ONG “Hope Against Cancer”.

Mas o que vai acontecer agora à ponte Dunlop de Donington? Quem é o seu comprador? Um leilão tão especial não podia ter um comprador menos especial. Chris Evans, um famoso apresentador de rádio e televisão britânico, bem como um dos coleccionadores de carros mais populares do Reino Unido, foi o vencedor de um leilão onde nem sabia que ia participar. Ao visitar o festival de Goodwood deparou-se com esta oportunidade única e começou a licitar.

Como curiosidade, ainda que no início tenha pensado colocar a ponte Dunlop no seu jardim, numa reunião posterior com os organizadores do leilão e as autoridades locais colocou-se a possibilidade de que poder ficar em Leicestershire como símbolo de inspiração e lembrança das magníficas façanhas que a ponte presenciou ao longo dos seus 30 anos de história, uma ideia que agradou a Evans.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.