Menu Fechar

Momento marcante com a estreia dinâmica global do Zenvo Aurora

A Zenvo Automotive alcançou dois marcos importantes no desenvolvimento do hipercarro Aurora no dia de abertura do Goodwood Festival of Speed. Pela primeira vez em público, o coração quad turbo V12 do Aurora — o trem de força «Mjølner» — foi ouvido, antes do primeiro protótipo ser exibido dinamicamente, percorrendo a famosa rota Hillclimb diante de milhares de espectadores reunidos.

O programa de desenvolvimento do Aurora continua em ritmo acelerado, e esta última etapa é mais uma conquista para a equipa técnica, dando vida ao novo Aurora.

Com camuflagem “arlequim”, as coberturas foram removidas do primeiro protótipo – VP0 – que apresentou o estilo final da carroçaria de produção do modelo Tur, com um design mais clássico. O momento chave da manhã foi quando o Duque de Richmond se juntou ao presidente da Zenvo Automotive, Jens Sverdrup, para dar vida ao recém-desenvolvido motor V12.

A história continuou quando o engenheiro-chefe, Javier Castrane, demonstrou o Aurora em frente à Goodwood House. O Aurora permanecerá em exibição no Supercar Paddock durante todo o fim de semana do Goodwood Festival of Speed, com mais demonstrações.

“Este foi mais do que simplesmente a primeira apresentação pública do carro, mas um momento importante no programa de desenvolvimento geral”, explicou Jens Sverdrup, presidente da Zenvo Automotive. “O VP0 não é apenas o primeiro protótipo em funcionamento do projeto Aurora, mas também para a Zenvo durante esta última fase da empresa.

“Desde a pré-visualização do projeto Aurora em 2023, criámos algo completamente novo. A empresa foi reforçada em todas as áreas, tanto internamente como através de importantes parceiros técnicos e de retalho. Toda a equipa também tem trabalhado incansavelmente para criar o Aurora – um hipercarro genuinamente inovador. Tínhamos o objetivo geral e a estrutura definidos para o que queríamos alcançar, mas o caminho para o sucesso não estava definido. Agora, construímos e desenvolvemos algo verdadeiramente único no mundo dos hipercarros modernos e em toda a indústria automóvel em geral.

“Havia algumas coisas que simplesmente não iriam funcionar ou que não iriam proporcionar os resultados que queríamos, por isso tomámos a grande decisão de projetar, construir e desenvolver tudo a partir do zero. O motor foi um desses itens, que foi meticulosamente desenvolvido e aperfeiçoado para atingir os objetivos de desempenho que o Aurora merece. Com isso, hoje é um dia extremamente importante e memorável para todos na Zenvo Automotive.”

A consultoria independente de powertrain, MAHLE Powertrain, tem sido um parceiro constante na jornada do Aurora para conquistar a subida de Goodwood. Além de desenvolver e construir o motor, a sua equipa de engenheiros especializados tem estado disponível tanto no Reino Unido como na Dinamarca para apoiar a Zenvo Automotive na calibração do motor e no desenvolvimento mecânico.

John Hollingworth, diretor de vendas e marketing da MAHLE Powertrain, disse: «Assim como o Goodwood Festival of Speed é o coração pulsante do calendário automotivo, o powertrain é o coração pulsante do Aurora. A nossa equipa de engenharia trabalhou incansavelmente para desenvolver um motor e uma calibração impressionantes, a fim de garantir que o carro causasse impacto em sua estreia dinâmica. Estamos imensamente orgulhosos de trabalhar com a Zenvo Automotive e entusiasmados em mostrar pela primeira vez o revolucionário motor Mjølner V12 do Aurora. Gostaria de agradecer pessoalmente à nossa excelente equipa de engenheiros por mostrar ao mundo as nossas capacidades como parceiro de engenharia flexível para soluções completas e independentes de tecnologia para motores.”

Construído com base no novo design monocoque modular ZM1 da Zenvo, desenvolvido com os especialistas em estruturas de carbono da Managing Composites, todos os parâmetros são maximizados até ao limite das limitações e compromissos.

Lluc Marti, diretor executivo da Managing Composites, acrescentou: “Colaborar com a Zenvo desde as fases iniciais do conceito foi um projeto de sonho que nos desafiou a ultrapassar os limites da engenharia de compósitos e da nossa própria empresa, resultando numa plataforma verdadeiramente digna da visão do Aurora.

“A Managing Composites orgulha-se de ter projetado e entregue o desenvolvimento estrutural completo do Zenvo Aurora, incluindo o monocoque de fibra de carbono, as estruturas de colisão e todos os painéis exteriores da carroçaria. Partindo do zero, a nossa equipa concentrou-se em ultrapassar os limites da construção leve, desempenho, segurança e integridade estrutural, ao mesmo tempo que possibilitou os requisitos extremos de embalagem e aerodinâmica de um hipercarro moderno. Ao aproveitar tecnologias compostas avançadas, normalmente reservadas para aplicações de Fórmula 1 e aeroespaciais, desenvolvemos uma estrutura que não só atende às rigorosas exigências de um hipercarro, mas também incorpora a rara liberdade de design e ambição técnica do projeto Aurora.”

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.